CENARIUM vence prêmio nacional do Judiciário com ‘Reféns do Carvão’

25 de abril de 2024

15:04

Marcela Leiros – Da Agência Cenarium

MANAUS (AM) – A AGÊNCIA CENARIUM foi a vencedora da categoria “Fotojornalismo“, no eixo do Tribunal Superior do Trabalho (TST), do 1º Prêmio Nacional de Jornalismo do Poder Judiciário, com a produção “Reféns do carvão: exploração de trabalhadores em carvoarias na Amazônia“. A premiação ocorreu nessa quarta-feira, 24, no Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília (DF).

Pés de trabalhador em carvoaria, em Roraima (1.fev.23 – Ricardo Oliveira/Revista Cenarium)

A série de reportagens da AGÊNCIA CENARIUM denunciou o trabalho análogo à escravidão nas carvoarias de Boa Vista e Rorainópolis, em Roraima, e foi lançada em maio de 2023, mês em que é celebrado o Dia do Trabalhador. Os autores da reportagem são a jornalista Ívina Garcia e o fotojornalista Ricardo Oliveira.

Série de reportagens denunciou o trabalho análogo à escravidão (1.fev.23 – Ricardo Oliveira/Revista Cenarium)

A equipe esteve em carvoarias entre janeiro e março de 2023, e identificou trabalhadores em situações degradantes, sem registros empregatícios, com jornadas de trabalho de até 14 horas diárias, em locais de estrutura inadequada, com ausência de itens essenciais, como água potável e materiais de segurança; baixa remuneração, que chegava a R$ 10 ou R$ 100, por dia; e exposição a condições insalubres, com altas temperaturas, fumaça e sujeira.

 Série de reportagens foi publicada em maio do ano passado (2.fev.23 – Ricardo Oliveira/Revista Cenarium)

O prêmio é uma iniciativa inédita conjunta do Supremo Tribunal Federal (STF), do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), do Superior Tribunal de Justiça (STJ), do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Superior Tribunal Militar (STM) para celebrar o 35º aniversário da Constituição Federal de 1988.

LEIA TAMBÉM:

‘Reféns do Carvão’: exploração de trabalhadores em carvoarias na Amazônia
‘Reféns do Carvão’: a rotina insalubre dos trabalhadores nas carvoarias de Roraima
‘Reféns do Carvão’: estrangeiros, pardos e de baixa escolaridade, o perfil de quem trabalha nas carvoarias
‘Reféns do Carvão’: relações de trabalho construídas em cima da mão de obra barata
O prêmio

Os 19 vencedores do 1º “Prêmio Nacional de Jornalismo do Poder Judiciário – 35 anos da Constituição Cidadã” foram anunciados durante a cerimônia. Em cada um dos cinco eixos temáticos, correspondentes aos cinco tribunais, foram premiados trabalhos nas categorias jornalismo escrito, de vídeo e de áudio, além da categoria fotojornalismo, que abrangeu todos os eixos.

Dos 261 trabalhos jornalísticos inscritos no prêmio, 92 foram selecionados como finalistas. Os vencedores de cada categoria ganharam troféus; os demais, até o quinto lugar, receberam certificados.

Equipe esteve em carvoarias entre janeiro e março de 2023 (1.fev.23 – Ricardo Oliveira/Revista Cenarium)

A iniciativa teve o objetivo de reafirmar a importância de um Poder Judiciário forte e de uma imprensa livre para a garantia do Estado Democrático de Direito, especialmente após os ataques de 8 de janeiro de 2023.

O mundo está tentando traçar o que é liberdade a ser protegida e o que, se escondendo por trás da liberdade, é destrutivo para a vida civilizada. Por isso, precisamos da imprensa para reportar os fatos de maneira autêntica“, afirmou o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, sobre a importância da imprensa e do jornalismo profissional.

Revisado por Gustavo Gilona