No Amazonas, fundação reúne idosos para torcer pelo Brasil na Copa do Mundo

A atividade promove interação, integração e estímulo da autonomia (Priscilla Peixoto/AGÊNCIA AMAZÔNIA)

05 de dezembro de 2022

21:12

Priscilla Peixoto – Da AGÊNCIA AMAZÔNIA

MANAUS- “A Copa do Mundo me traz tantas boas lembranças de momentos com meus amigos, família, e gosto bastante. Com 92 anos, poder compartilhar desse momento com os colegas, aqui, é uma bênção”. A frase nostálgica é de dona Maria do Carmo, que integra a turma do “Idosos na Copa”. Promovido pela Fundação de Apoio ao Idoso Doutor Thomas (FDT), situada no bairro Nossa Senhora das Graças, Zona Centro-Sul de Manaus, a fundação transmitiu o jogo do Brasil contra a Coreia do Sul nesta segunda-feira, 5, com uma programação temática verde e amarelo.

A iniciativa organizada por uma equipe multidisciplinar conta com toda a estrutura necessária para o conforto e bem-estar de cada idoso, atuando como ferramenta de integração e lazer, como ressalta a assistente social Adalgiza Dantas. “A gente percebe que é algo simples, porém, fundamental para eles, pois proporciona uma interação a mais junto aos servidores, e vivendo um momento considerado importante para todo brasileiro, gerando um sentimento de pertencimento para os internos e para a instituição”, considera a assistente.

Maria do Carmo, 92 anos (Priscilla Peixoto/AGÊNCIA AMAZÔNIA)

Memórias

Com direito a lanche especial, instrumentos de torcida, camisas personalizadas e muita emoção ao assistir à partida, seu Francisco Alencar, de 67 anos, compartilha as memórias de outras Copas do Mundo que guarda com carinho. “Assistindo à disputa, sempre lembro da Copa de 70 que foi uma temporada que me marcou bastante, com o tri e o Pelé em campo, junto com o jogador Tostão, Rivelino e Jairzinho. Uma copa que, pra mim, é inesquecível“, relembra Francisco que complementa.

Acredito que, neste ano, vamos viver a vitória final de novo. Somos os únicos pentas e vamos celebrar o hexacampeonato outra vez”, afirma o aposentado sem perder um só lance do jogo contra a seleção sul-coreana, que amargou 4 gols do Brasil durante a partida.

A iniciativa organizada por uma equipe multidisciplinar conta com toda a estrutura necessária para o conforto e bem-estar de cada idoso
(Priscilla Peixoto/AGÊNCIA AMAZÔNIA)

Cuidados

Atualmente, a fundação atende 136 idosos, com atendimentos voltados para perfis com média dependência, alta dependência e perfil independente. Segundo o psicólogo Adriano Lago, toda a programação é formulada para atender as necessidades de cada um e, de forma rigorosa, com os protocolos de segurança contra a Covid-19 e síndromes gripais.

A cada partida, 30 idosos são levados para participarem do evento que trabalha também a parte cognitiva. E por ser um evento mundial, despertamos a questão, não só da memória, mas também a atenção, socialização. Então, quando a gente pensa em um evento desses, automaticamente, possibilitamos o conhecido aconchego entre idoso e servidor, abrindo um leque de carinho e afeto”, explica o psicólogo.

O momento conta com lanche especial para os torcedores (Priscilla Peixoto/AGÊNCIA AMAZÔNIA)

Vitória

A seleção brasileira venceu a Coreia do Sul nesta segunda-feira, 5, no jogo pelas oitavas de final da Copa do Mundo no Catar. Com 4 gols da seleção e contra apenas um dos adversários, o Brasil abriu o placar contra a seleção sul-coreano, com um gol de Vinicius Jr.; aos sete minutos do primeiro tempo, Neymar fez o segundo gol. O terceiro veio com o camisa 9, Richarlison, e, aos 36 minutos, Paquetá marcou o quarto gol contra a seleção coreana.

A próxima partida da seleção está marcada para sexta-feira, 9. O confronto contra a seleção da Croácia será ao meio-dia, (horário de Brasília).