Primeira Escola Profissional e Tecnológica de Gastronomia é inaugurada no AM

Cerimônia de inauguração da Escola de Gastronomia (Gabriel Abreu/Revista Cenarium)

06 de junho de 2023

14:06

Eduardo Figueiredo – Da Revista Cenarium

MANAUS – A primeira unidade do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) direcionada para a formação técnica na área de Gastronomia foi inaugurada nesta terça-feira, 6, pelo governador do Estado, Wilson Lima (União Brasil). A unidade, localizada na Avenida Tarumã, em frente à Escola Estadual Ribeiro da Cunha, no Centro de Manaus, recebe o nome de Bernardo Ramos.

Segundo o governador, a formação de profissionais na área da gastronomia permite fortalecer outras áreas estratégicas para o desenvolvimento da região, como o turismo, a agropecuária e a pesca. “Quando eu assumi o governo, em 2019, todos os dias de lá para cá a gente tem trabalhado para fazer entregas que mudam a vida das pessoas. Não faz sentindo eu ser governador se uma obra como essa não estiver conectada com anseio da população”, disse.

A unidade fica localizada na Avenida Tarumã, em frente à Escola Estadual Ribeiro da Cunha, no Centro de Manaus (Gabriel Abreu / Revista Cenarium)

“É tão importante uma entrega que transforma a vida das pessoas. Eu sou amazônida e em toda a minha vida eu cresci ouvindo as pessoas dizerem que as coisas lá de fora eram melhores que as daqui. A gente está entregando uma escola com a possibilidade de fazer de forma profissional”, afirmou Wilson Lima.

Inicialmente, a nova unidade vai atender 540 alunos, que serão divididos nos cursos técnicos de Panificação, Gastronomia e Confeitaria. Os cursos serão oferecidos de forma gratuita, terão carga horária de 800 horas e serão concluídos em dois semestres. O conteúdo terá foco nas técnicas de preparação em uma cozinha, abrangendo desde os métodos de cocção (processo de aplicação de calor) e armazenamento de alimentos, até a execução de cortes e a história da gastronomia.

A grade curricular inclui ainda elementos básicos de física, biologia e química para compreender a base nutricional dos alimentos e como eles são modificados durante a preparação de novos pratos. A matemática também é importante para desenvolver fichas técnicas, além de abordar temas específicos dentro da área, como panificação e confeitaria.

O Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) vai ser direcionada para a formação técnica na área de Gastronomia (Gabriel Abreu/Revista Cenarium)

Casa Bernardo Ramos

O casarão onde a Escola de Gastronomia está instalada foi construído no final do século 19 pela extinta Empresa Amazonense de Turismo (Emantur), atualmente conhecida como empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), e foi projetado pelo seu proprietário, o comerciante e pesquisador Bernardo de Azevedo da Silva Ramos, também conhecido como Beré Ramos entre amigos e familiares.

A diretora-presidente do Cetam, Hellen Mamute, afirma que a escolha do nome é uma homenagem ao amazônida Bernardo Ramos, nascido em 12 de novembro de 1858 em Manaus, destacando seu vasto currículo. “Ele era arqueólogo, linguista, foi vereador, fundador e presidente da associação dos proprietários de Manaus, fundador do Instituto Geográfico Histórico do Amazonas e um dos fundadores do Clube Republicano do Amazonas.

O local era chamado por ele de “chalet“, e consistia em uma extensa área de terra onde ele construiu sua residência, seguindo seu próprio projeto. Ao redor, ele plantou pomares e construiu jardins com suas próprias mãos, preservando a mata primitiva na área para criar um recanto de repouso e meditação.

A unidade fica localizada na Avenida Tarumã, em frente à Escola Estadual Ribeiro da Cunha, no Centro de Manaus (Gabriel Abreu / Revista Cenarium)

Estrutura

No térreo, encontram-se a recepção, a diretoria, a secretaria, os dois laboratórios de aulas práticas (cozinhas) e os banheiros. No andar superior, a unidade possui três salas de aula, um miniauditório com capacidade para 40 pessoas, um hall de exposição, uma sala dos professores, um elevador e banheiros.

Existe um espaço anexo que consiste em um auditório com capacidade para mais de 100 pessoas, podendo também ser transformado em três salas de aula, além de contar com um elevador e banheiros.