Ação social leva a alegria do Natal para crianças do interior do Amazonas

Mais de 100 crianças, entre 0 e 12 anos, participam do projeto. (Marcela Leiros/ Agência Amazônia)

11 de dezembro de 2022

15:12

Marcela Leiros – Da Agência Amazônia

MANAQUIRI (AM) – O projeto social Faça uma criança feliz, realizado desde 2012 na comunidade do Lago do Limão, no Manaquiri, a 165 quilômetros de Manaus (AM), celebrou sua 11ª edição nesse sábado, 10, levando, mais uma vez, a alegria do Natal a mais de cem crianças ribeirinhas. Além da entrega de presentes, a ação promoveu um dia de brincadeiras, distribuição de guloseimas e sorteio de brindes aos comunitários.

O objetivo da ação social é o apadrinhamento de crianças de 0 a 12 anos, tanto do Lago do Limão quanto da comunidade Miraaua. Elas fazem seus pedidos ao Papai Noel por meio de cartas e voluntários, chamados carinhosamente de “padrinhos” e “madrinhas”, enviam bonecas, carrinhos e até mesmo brindes para as localidades.

Leia também: Roteirista de Manaus, Ademar Vieira é escolhido para desenvolver obra inacabada de Stan Lee

O projeto reúne mais de 100 crianças de duas comunidades no interior do Amazonas. (Marcela Leiros/ Agência Amazônia)

Coordenadora do projeto, Socorro Medeiros contou à AGÊNCIA AMAZÔNIA o que a motivou a começar a ação, realizada em conjunto com familiares e amigos.

Na minha infância, aqui, no Lago do Limão, junto com meus irmãos, brinquedo era luxo. Depois que crescemos e formamos nossas famílias, pensamos em levar mais alegria às crianças dessas comunidades e mudar um pouco a difícil realidade local do interior do nosso Estado“, disse ela.

A voluntária Naci Medeiros, que coleta as cartinhas das crianças, compartilha a mesma memória da irmã e lembra que, na infância, não pôde comemorar o Natal como as crianças do Lago do Limão e Miraaua comemoram atualmente.

Quando criança, não tive essa oportunidade de ter um brinquedo, uma festa, uma tarde de lazer, e hoje ajudo a realizar o sonho de tantas crianças”, lembrou. “No meio do ano organizamos as cartinhas das crianças, visitando as famílias e pegando as informações. A partir daí distribuímos as cartas aos padrinhos e madrinhas e tudo se transforma em uma grande alegria“.

Leia também: Especialista sugere que ‘educação social’ pode reduzir perdas no setor turístico do Amazonas

Voluntários da 11ª edição do ‘Faça uma criança feliz’ (Marcela Leiros/Agência Amazônia)

Tarde de lazer

Janaína Aguiar participa do projeto desde a primeira edição e fala que o trabalho é realizado com amor. Ela lembra que as crianças chegam ao local do evento em rabetas, embarcação característica da Amazônia por ter um motor de propulsão acoplado na traseira de pequenas embarcações conduzidas manualmente.

São 11 anos que participo desse projeto que me faz tão bem. Recebemos doações e distribuímos com muito amor, com presentes, brincadeiras, lanches, orações. E quando vai finalizando, as crianças vão se dirigindo para as suas rabetas, o coração fica agradecido por fazer parte do projeto mais um ano“, contou ela.

Presentes enviados por ‘madrinhas’ e ‘padrinhos’ para o Lago do Limão, no Manaquiri. (Marcela Leiros/Agência Amazônia)

Como ajudar

O “Faça Uma Criança Feliz” está aberto para receber doações. Interessados podem entrar em contato na página do evento no Instagram (@facaumacriancafeliz_manaquiri) e no Facebook (@projetomanaquiri). Os telefones para contato são (92) 98414-7210 e (92) 98211-5393.