‘Agressivo quando contrariado’, diz polícia após prender homem acusado de crimes contra mulheres no Amazonas

Kzam Matos Martins era procurad desde setembro deste ano, após ter a prisão preventiva decretada. (Arte: Mateus Moura)

22 de novembro de 2022

14:11

Marcela Leiros – Da Agência da Amazônia

MANAUS – Preso pela Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) nesta terça-feira, 22, depois de dois meses foragido, Kzam Matos Martins se tornava “agressivo quando contrariado“, afirmou o delegado responsável pela investigação, Torquato Mozer. O suspeito é investigado por cometer crimes de natureza sexual, psicológica e física contra mulheres.

Kzam Martins foi preso na residência de parentes, na Rua Carajuru, bairro Jorge Teixeira, zona Leste de Manaus. Ele era procurado desde 16 de setembro deste ano, quando teve a prisão preventiva decretada. Até o momento, segundo o delegado, oito vítimas já formalizaram denúncia contra o suspeito. Os crimes incluem lesão corporal, ameaças e estupro.

A partir do momento que a mulher diz não, que ela exclamava sua vontade, ele muda todo o comportamento, tratando as mulheres de forma agressiva“, explicou Mozer.

Prisão ocorreu na Rua Carajuru, bairro Jorge Teixeira, zona Leste de Manaus (Assessoria PC-AM)

Até o momento, oito vítimas já registraram Boletim de Ocorrência (BO) contra Kzam Matos Martins e o delegado responsável pela investigação fez um apelo para que as mulheres percam o medo de denunciar. “Só assim teremos uma quantidade maior de procedimentos contra este nacional. Assim conseguimos fazer com que ele permaneça mais tempo preso“, pediu Mozer.

Leia também: Suspeito de agredir mulheres no AM, Kzam Matos responde a processo por estelionato

O diretor do Departamento de Polícia Metropolitana (DPM), Alessandro Albino (à esquerda), e o delegado Torquato Mozer. (Jander Souza/Revista Cenarium)

Investigação

A identificação do local onde o suspeito estava escondido só foi possível após ele participar, no início do mês de novembro, de audiência virtual. Pelas características do local no vídeo, que repercutiu na internet, a PC-AM chegou até o endereço onde a prisão foi realizada.

No dia que ele participou de uma audiência virtual, percebemos um fundo verde e aquele fundo verde tem uma pintura característica, de uma cor diferente de pintura de casa, então chegamos à conclusão que, provavelmente, a frente da casa também teria uma pintura diferente, uma cor diferente, fora do padrão“, contou o delegado.

Kzam Matos Martins em audiência virtual (Divulgação)

Tínhamos ali de dez a 15 casas, que a gente tinha que certificar, mas não dava para cumprir mandado de prisão em dez residências. Então, fomos filtrando e conseguimos encontrar uma residência, com uma pintura chamativa, com o verde muito semelhante ao da imagem. Verificamos aquela casa e conseguimos obter informações que havia um movimento muito suspeito“, acrescentou o delegado.

Kzam Matos Martins já possui passagem na polícia por violência doméstica e estelionato. Por acolherem e ocultado um foragido da Justiça, parentes do suspeito ainda podem ser responsabilizados criminalmente. Depois de passar pelos procedimentos na PC-AM, o suspeito ficará à disposição da Justiça.

Entenda o caso

A investigação pelas agressões se iniciou depois que uma jovem, de 22 anos, foi agredida por ter se recusado a beijar Kzam Matos Martins. De acordo com a vítima, Kzam ficou transtornado com a recusa, a agrediu e a jogou para fora de um carro em movimento. Com o relato nas redes sociais, outras mulheres começaram a denunciar as agressões.

Na imagem divulgada em redes sociais, foi registrado o momento em que a vítima foi amparada após ter sido jogada do carro (Reprodução/Internet)

Outra vítima teve a agressão registrada em vídeo pela câmera de segurança do estacionamento de um flutuante de Manaus. Uma mulher, de biquíni vermelho, aparece acompanhada de um rapaz. Outro homem, de blusa azul, se aproxima e, após uma breve conversa, agride a vítima com um soco. Segundo a polícia, o agressor era Kzam Matos Martins.

Veja o vídeo:


Câmeras de segurança registram mulher sendo agredida em estacionamento de flutuante (Reprodução/Internet)