‘Aliviada’, diz presidente do PT sobre parecer de inelegibilidade de Bolsonaro

Presidente nacional do PT cumpre agenda em Manaus (Jander Souza/Agência Amazônia)

14 de abril de 2023

13:04

Gabriel Abreu – Da Agência Amazônia

MANAUS – A presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), deputada federal Gleisi Hoffmann, está em Manaus para participar de um evento chamado “Elas por Elas 2024”, na sede do PT, localizada na Avenida Constantino Nery, Centro da capital. Durante entrevista coletiva nesta sexta-feira, 14, Gleisi defendeu a inelegibilidade do ex-presidente Bolsonaro, criticou a política de juros e afirmou que o partido avalia nome para eleições de 2024.

No parecer, a Procuradoria-Geral Eleitoral (PGE) defendeu, em manifestação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que seja declarada a inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O despacho da Procuradoria foi entregue à Corte Eleitoral na noite de quarta-feira, 12, em uma ação iniciada pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT) que acusa Bolsonaro de ter praticado abuso de poder durante uma reunião com embaixadores estrangeiros em julho passado, no Palácio da Alvorada.

Durante o encontro, o Bolsonaro apontou dúvidas e difundiu mentiras sobre a segurança das urnas eletrônicas.

“Achei um alívio esse parecer do Ministério Público tem muita força, porque é a entidade que faz acusação e analisa o processo. Eu acho que esse processo de inelegibilidade vai caminhar, pelo que a gente conhece, não só nos processos de fake news, mas de desvio de conduta, de problemas. Não tenho dúvidas que pode dar inelegibilidade. Então, eu achei um alívio ter esse parecer” afirmou a deputada.

Presidente do PT falou com a imprensa na sede do partido em Manaus (Jander Souza/Agência Amazônia)

Leia também: Procuradoria Eleitoral quer Bolsonaro inelegível

‘Elas por Elas’

A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, e a secretária Nacional de Mulheres do partido, Anne Moura, vão lançar, entre os dias 14 e 16 de abril, em Manaus, o projeto Elas por Elas 2024, que vai dar incentivo à participação feminina na política.

O lançamento ocorrerá durante o encontro presencial do Conselho Político da Secretaria Nacional de Mulheres do Partido dos Trabalhadores (SNMPT), que será realizado, pela primeira vez, na capital amazonense.

O encontro prevê a realização de debates sobre conquista e manutenção de mais mulheres nos espaços de poder, luta contra violência política de gênero, debate com movimentos sociais do campo e da cidade. O projeto irá para a sua quarta edição. Na ocasião, será construído um calendário de lutas com as principais datas de mobilização do PT.

“Depois de três anos sem encontros presenciais entre o Conselho Político da SNMPT e o Coletivo Nacional de Mulheres, teremos a oportunidade de reunir todas as companheiras. Espero que possamos, juntas, definir nossos objetivos para seguirmos na trilha que temos pavimentado nos últimos anos com o aumento da presença das mulheres petistas nos espaços de poder. Ano que vem, teremos eleições municipais. As disputas não serão fáceis, por isso, a gente precisa começar logo a organização e formação de nossas mulheres”, adiantou Anne Moura.

Gleisi desconversou quando foi questionada sobre candidatura do PT para eleições municipais (Jander Souza/Agência Amazônia)

Eleições 2024

Nas últimas eleições municipais realizadas em 2020, o PT lançou o nome de José Ricardo (PT), o mesmo ficou em terceiro lugar e obteve 139.846 votos, o que representou 14,28% dos votos válidos no pleito. Para a disputa municipal do próximo ano, a presidente do PT desconversou e disse que o partido ainda está avaliando os nomes, já que o partido está em uma federação com PCdoB e PV.

“Nós não discutimos isso, mas se precisar ter, nós temos nomes. Nós fizemos uma grande frente de partidos para a eleição do presidente Lula e foi muito importante. Nós temos que sentar com esses parceiros, nós temos muita diferença regional, mas acho que se a gente conversar, a gente pode chegar a um bom termo”, disse Gleisi.