Após 13 anos, Manaus volta a receber nova edição da TEDx Amazônia

Governador do Amazonas, Wilson Lima, em conferência do GSF, no México (Diego Peres/Secom)

18 de abril de 2023

20:04

Gabriel Abreu – Da Agência Amazônia

MANAUS – A Coluna Radar da Revista Veja publicou nesta terça-feira, 18, que o governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), assinou um memorial de entendimento com a plataforma de conferências TEDx. O evento está programado para ocorrer em outubro com foco na sustentabilidade.

A última vez que o Amazonas recebeu o evento foi em novembro de 2010. O TEDx Amazônia reuniu 50 pensadores de diferentes áreas do conhecimento, reforçando seu compromisso com a sustentabilidade e a formulação de soluções para um planeta mais viável.

O evento discutiu formas de melhorar a qualidade de vida das mais de cinco milhões de espécies do planeta. A edição é aberta ao público, com 400 participantes sendo escolhidos pela organização. A diversidade de áreas de atuação dos candidatos será o critério principal da seleção.

“O mundo, hoje, olha a floresta e só enxerga as árvores. Mas é preciso também olhar as pessoas que vivem na Amazônia. Para proteger a floresta, é preciso também cuidar das pessoas que vivem aqui”, afirma o governador sobre o evento.

Sobre o TED

O TED surgiu em 1984 como uma conferência anual na Califórnia e já teve, entre seus palestrantes, Bill Clinton, Paul Simon, Bill Gates, Bono Vox, Al Gore, Michelle Obama e Philippe Starck. Apesar dos mil lugares na plateia, as inscrições esgotam-se um ano antes. Cerca de 500 palestras estão disponíveis no site do evento e já foram acessadas por mais de 50 milhões de pessoas de 150 países.

A cada ano, a organização elege um pensador de destaque e repassa a ele 100 mil dólares para que ele possa realizar “Um Desejo que Vai Mudar o Mundo”. Com essas quatro ações, TED Conference, TED Talks, TED Prize e TEDx, a organização pretende transformar seu mote, “ideias que merecem ser espalhadas”, cada vez mais em realidade.

Leia também: Ministério do Meio Ambiente abre consulta pública para controle de desmatamento na Amazônia