Após caso de racismo, clubes brasileiros saem em apoio a Vini Jr.

Jogador Vini Jr. recebeu um "mata-leão" durante partida de futebol (Reprodução/Internet)

22 de maio de 2023

14:05

Ívina Garcia – Da Revista Cenarium

MANAUS – Clubes brasileiros de futebol saem em defesa do atacante do Real Madrid, Vinícius José Paixão de Oliveira Júnior, o Vini Jr., alvo novamente de ataques racistas na noite desse domingo, 21, durante partida contra o Valencia Club de Fútbol pelo campeonato La Liga.

Vini, que joga no time espanhol desde 2018, foi chamado de “macaco” pela torcida do Valencia durante toda a partida de futebol e após se revoltar e tentar mostrar ao juiz, chegou a ser imobilizado com um “mata-leão” por um jogador branco do time adversário.

Leia mais: Brasil vai acionar autoridades espanholas após caso de racismo envolvendo Vini Jr.

Nas redes sociais, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), em nota assinada pelo presidente Ednaldo Rodrigues, questionou: “Até quando vamos vivenciar, em pleno século XXI, episódios como o que acabamos de presenciar, mais uma vez, em La Liga?” e completou:

“Até quando a humanidade ainda será apenas espectadora e cúmplice de atos cruéis de racismo? Até quando vamos precisar lembrar que é crime? Até quando vamos ter que lutar por atitudes concretas e eficazes dentro e fora dos campos? Não há alegria onde há racismo. Você tem todo o nosso carinho e de todos os brasileiros, Vini Jr. Não só você, mas todos que sofreram e sofrem com essa doença mundial, que é o racismo. A cor da pele não pode mais incomodar”, disse.

O Flamengo, clube em que Vini iniciou a carreira, publicou mensagem em apoio ao jogador: “O futebol fica em segundo plano quando a violência toma conta. Violência por ser quem é. Violência repetida, recorrente. Violência quando a vítima é alvo, violência quando a vítima reage e denuncia a injustiça”, escreveu. “Estamos sempre com você. Milhões de rubro-negros, milhões de brasileiros, milhões de pessoas que se indignam quando alguém é vítima de violência”, disse.

Outros clubes como São Paulo, Atlético, Fortaleza, Santos, Vasco da Gama, Fluminense, Cuiabá, Grêmio, Corinthians, Red Bull Bragantino, Palmeiras, Cruzeiro, Sport Recife, Ceará, Juventude e o Botafogo. Veja declarações abaixo: