Após cortina de fumaça, chuva em Manaus causa prejuízos e deixa 49 mil casas sem energia

Defesa Civil de Manaus e Amazonas Energia registraram prejuízos à população causados pela chuva (Reprodução/Internet)

07 de novembro de 2023

23:11

Adrisa De Góes – Da Agência Cenarium Amazônia*

MANAUS (AM) – Após semanas tomada pela fumaça, um temporal caiu sobre Manaus na madrugada desta terça-feira, 7, e causou prejuízos à população ao longo do dia, deixando 49 mil residências sem energia elétrica na capital e Região Metropolitana. A média das chuvas na cidade, nas últimas 24 horas, foi de 55,8 milímetros, segundo a Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil Municipal (Sepdec).

Até as 13h, a Central 199 registrou dez ocorrências em toda Manaus: deslizamento (1); alagamento (1); destelhamento (1); risco de deslizamento (1); risco de tombamento (2); risco de desabamento (2); solicitação de vistoria (2). A previsão para a tarde e início da noite desta terça-feira é de tempo nublado com chuva isolada, informou o órgão.

A Gerência de Encaminhamento e Acompanhamento (GEA) da Sepdec constatou que a Zona Leste manauara foi a mais afetada e concentrou a maioria das ocorrências. O órgão divulgou a pluviometria por área: Leste (76 milímetros), Norte (71 milímetros), Sul (62 milímetros), Centro-Sul (53 milímetros), Centro-Oeste (38 milímetros) e Oeste (35 milímetros).

Chuva em Manaus derrubou árvores (Reprodução/Internet)

A Defesa Civil emitiu orientação à população em casos de chuvas fortes: “Mantenha-se informado por intermédio dos meios de comunicação e canais oficiais da Prefeitura; se necessário, use os telefones de emergência 193 (Corpo de Bombeiros) e 199 (Defesa Civil)”, informa.

Falta de energia e blecaute

Um total de 630 ocorrências emergenciais foram registradas pela Amazonas Energia até as 11h desta terça-feira em todas as zonas de Manaus. De acordo com a concessionária, aproximadamente, 49 mil clientes foram afetados.

“Os ventos fortes provocaram derrubadas de galhos de árvores sobre a rede de fiação, além de postes de energia elétrica e destelhamento de casas”, informou a Amazonas Energia.

Temporal iniciou na madrugada de terça-feira, 7 (Reprodução/Internet)

No domingo, 5, um blecaute de, aproximadamente, quatro horas atingiu as cidades de Manacapuru e Iranduba devido ao forte temporal. As chuvas ocasionaram um problema na linha de transmissão que abastece as cidades.

Previsão de chuva

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) disparou alerta de previsão de chuvas intensas para Manaus, com perigo potencial, nesta terça. O aviso iniciou por volta das 8h30 e é válido para até 9h de quarta-feira, 8. A previsão é que haja chuva entre 20 e 30 milímetros por hora (mm/h) ou até 50 milímetros por dia (mm/dia) e ventos intensos de 40 a 60 quilômetros por hora (km/h).

Leia mais: Sipam alerta para temporal em RO; chuva pode estabilizar nível do Rio Madeira
Editado por Jefferson Ramos
Revisado por Adriana Gonzaga
(*) Com informações de assessorias