Após dois anos, superintendente do DNIT promete entregar pontes na BR-319 em outubro

Queda da ponte sobre o rio Curuçá (Lucas Silva/Secom)

12 de março de 2024

14:03

Karina Pinheiro – Da Agência Cenarium

MANAUS (AM) – O superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Orlando Machado, afirmou que as pontes do rio Curuçá e Autaz Mirim que desabaram em 2022, localizadas na BR-319, devem ser entregues até outubro deste ano. A declaração aconteceu durante uma cessão de tempo solicitada pelo deputado estadual, Sinésio Campos (PT), realizada na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), nesta terça-feira, 12.

Orlando afirmou que as obras já estão em andamento, sendo considerada uma obra emergencial e mostrou fotos tiradas no fim de fevereiro, que mostraram a construção dos alicerces da ponte sobre o rio Curuçá e a retirada da antiga estrutura de ferro do rio Autaz Mirim.

Apresentação do Superintendente Regional do DNIT, Orlando Machado (Reprodução / Youtube)

“O planejamento que a gente está fazendo também é de entrega para outubro de 2024. São obras emergenciais, elas tiveram um atraso, a gente acabou fazendo uma prorrogação por mais um ano. Então, a gente realmente tem que obedecer essa data limite para que possa devolver as [pontes] dentro desses contratos que estão em andamento”, afirmou o superintendente.

Orlando Machado destacou que as duas obras das pontes estão em situações diferentes, sendo a ponte no rio Curuçá a mais avançada do que a do rio Autaz Mirim, mas, que ambas devem ser entregues no mesmo período.

“A ponte sobre o rio Curuçá teve o colapso total da estrutura, ela tinha 120 metros, está sendo substituída por outra de 150 metros. Nós já estamos com a fundação do meio do rio completa, já estão sendo feitos os blocos e agora a gente vai começar a lançar a transversina e começar a mesoestrutura junto com os pilares. É uma obra que a gente tem um planejamento de fazer a entrega dela até o mês de outubro desse ano”, disse Orlando.

Projeto da Ponte do rio Curuçá (Reprodução/Youtube)

A mesoestrutura citada por Orlando, consiste na construção das cargas da superestrutura para as fundações, isto é, constituída pelos pilares, travessas e encontros. As fotos registradas são da empresa J Nasser, tiradas no dia 25 de janeiro de 2024 e 27 de dezembro de 2023.

Apresentação realizada pelo superintendente, na Aleam (Reprodução/Youtube)

No caso da ponte no rio Autaz Mirim, o superintendente regional afirmou que a ponte teve um colapso parcial da estrutura, no qual o Dnit avaliou o projeto de fundação e foi alterado diversas vezes. “A gente tem um novo planejamento, já começou a retirada dessa parte metálica”.

A programação realizada pelo departamento é de reformar a parte colapsada e realizar as obras inicialmente a partir delas. “A gente vai trabalhar nela primeiro, para depois que a gente continue e faça a liberação do tráfego, inclusive, se a gente consegue fazer uma liberação caso a gente consiga fechar essa parte realmente”.

Apresentação de slides sobre as obras do rio Autaz Mirim (Reprodução/Youtube)

Em fevereiro deste ano, o pregão eletrônico no valor de R$ 8,1 milhões foi divulgado no Diário Oficial da União (DOU), para a empresa STE S.A. – Serviços Técnicos de Engenharia Sociedade Anônima, responsável pelas obras das pontes. O pregão foi promovido pelo próprio DNIT, que respondeu anteriormente a REVISTA CENARIUM, informando que a empresa STE S.A faz parte do Consórcio SSA, que também integra as empresas Simemp Serviços Técnicos e Obras Ltda. e AGC Engenharia Ltda.

O pregão eletrônico estava dividido em dois lotes, com o mesmo consórcio sendo o vencedor para supervisionar e fiscalizar os trabalhos realizados pelas empresas construtoras contratadas para executar a supervisão de ambas as obras.

O prazo citado pelo superintendente, coincide com o prazo que o Dnit sinalizou que será entregue o laudo técnico para avaliação das causas das quedas das pontes, que tinha como previsão inicial outubro de 2023 e agora, foi estendida para o segundo semestre de 2024.

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Editado por Jefferson Ramos