Artistas da Amazônia marcam presença em palco especial durante os sete dias de Rock in Rio; veja programação

A intenção é promover uma experiência imersiva agregando arte, música, vídeo e performance característicos da cultura do Norte durante o festival (Thiago Alencar/CENARIUM)

02 de setembro de 2022

21:09

Karol Rocha – Da Revista Cenarium

MANAUS – Nesta sexta-feira, 2, começou um dos eventos de música mais populares do Brasil: o Festival Rock in Rio. E esta será a primeira vez na história do evento que inúmeros artistas da Amazônia estarão em uma estrutura exclusiva para a cultura nortista. Do Amazonas, por exemplo, Victor Xamã, Uyra Sodoma, Keila Sankofa, além da ativista Sâmela Saterê-Mawé vão compor o espaço.

As intervenções vão acontecer nos dias 2, 3, 4, 10 e 11 e os shows virtuais, com conteúdo audiovisual, serão projetados nos dias 8 e 9 de setembro. Um dos nomes confirmados é o da artista visual Rafael BQueer. Nascida no Pará, a drag queen e ativista LGBTQIAP+ Bqueer é voltada para práticas performáticas sobre arte política, gênero, sexualidade, afrofuturismo, decolonialidade e interseccionalidade.

Muito orgulho de fazer parte desse megaprojeto que conta com artistas dos nove Estados da Amazônia brasileira. É uma honra ser uma artista desse gigante território que é a Amazônia e ter o reconhecimento de outras artistas que também estão na luta para reescrever e ampliar as perspectivas históricas, visuais e políticas sobre a região”, destacou a artista visual Rafael BQueer em suas redes sociais.

Amazonense presente

Tenho orgulho de anunciar que faço parte desse line-up (…) Será uma experiência inédita, imersiva, sensorial e musical nunca antes vista no festival”, comemorou a multiartista visual Keila Sankofa. A amazonense é conhecida no meio artístico, principalmente, por realizar trabalhos no setor audiovisual.

Indicada ao Prêmio Pipa 2021, a produtora tem uma vasta experiência na direção de produção de projetos audiovisuais, como séries e curtas, além de produção de mostras, festivais e espetáculos de diversas linguagens artísticas. Sankofa atua, ainda, à frente do Grupo Picolé da Massa. Diretora e membra da Apan Associação dxs Profissionais do Audiovisual Negro e diversos outros projetos.

Palco Nave

Os artistas da Amazônia vão se apresentar no palco Nave, uma estrutura em formato de barco-aparelhagem que vai proporcionar uma experiência imersiva agregando arte, música, vídeo e performance característicos da cultura do Norte durante o festival. Entre as atrações vindas do Pará, por exemplo, estarão nomes como Fafá de Belém, Mestre Solano, Aíla, Guitarrada das Manas, dentre outros. Artistas do Maranhão e outros Estados da Amazônia também vão compor o time.

O Nave ocupa a Arena 3 durante os 7 dias do Rock in Rio, iniciando às 14h30 com sessões que combinam experiências audiovisuais, momentos musicais e performance. Durante a programação, nas exibições, às 16h30, haverá encontros inéditos entre artistas e o público que, a cada dia, assistirá uma apresentação musical nunca visto no espaço.

A estrutura é uma cocriação entre o festival e a Natura, buscando a aproximação do público de uma Amazônia contemporânea. A atração tem direção artística de Roberta Carvalho, direção musical de Aíla e argumento da acreana Karla Martins.

Veja programação:

Dia 2 de setembro
Abertura: DJs residentes Will Love e Waldo Squash
16h30: Guitarrada das Manas e Mestre Solano

Dia 3 de setembro
Abertura: Will Love e Waldo Squash
16h30: Nic Dias, Victor Xamã e Pantera Black

Dia 4 de setembro
Abertura: Djs residentes Will Love e Waldo Squash
16h30: Keila Sankofa e DJs do Surreal Crocodilo Neto Mt e Marlon Beat; Rafael BQueer

Dia 8 de setembro
Abertura: DJ residente Will Love e DJ Méury
16h30: Janelas Sonoras das Amazônias, com Dona Domingas, Eliakin Rufino, Dona Onete e Sereia do Mar e Parixara Macuxi

Dia 9 de setembro
Abertura: DJs Will Love e DJ Méury
16h30: Show virtual do grupo Suraras do Tapajós, e performance de Uyra Sodoma

Dia 10 de setembro
Abertura: DJs residentes Will Love e DJ Méury
16h30: Nelson D e Patrícia Bastos

Dia 11 de setembro
16h30: Aíla e Fafá de Belém