Autoridades vão ao Festival de Parintins a convite do governador do AM

Governador Wilson Lima concede entrevista coletiva durante a primeira noite do 56º Festival Folclórico de Parintins. (Lucas Silva/Secom)

01 de julho de 2023

16:07

Pricila de Assis – Da Agência Amazônia

MANAUS – Autoridades públicas prestigiaram na noite dessa sexta-feira, 30, a convite do governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), da primeira noite da 56ª edição do Festival Folclórico de Parintins, no município localizado a 369 quilômetros de Manaus. Entre os convidados estavam as ministras dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, do Turismo, Daniela Carneiro, da Cultura, Margareth Menezes, e o governador do Pará, Helder Barbalho.

Da esquerda à direita: Margareth Menezes, Daniela Carneiro, Wilson Lima, Helder Barbalho e Sonia Guajajara. (Lucas Silva/Secom)

Wilson Lima afirmou que o governo trabalha para continuar elevando o nível do festival, ampliando o alcance da festa dentro e fora do País. Para o festival deste ano, o governo do Estado destinou, para as duas agremiações, recursos no valor de R$ 12 milhões, sendo R$ 6 milhões para cada boi-bumbá.

“A gente tem feito um esforço muito grande, desde 2019, para colocar o Festival em um outro patamar. E tudo o que a gente tem visto aqui tem mostrado o quanto o Estado do Amazonas é incomparável. E quando falo incomparável não estou falando de ser melhor que ninguém, porque aqui a grandiosidade do Estado do Amazonas vai desde sua complexidade, sua dificuldade na logística, mas também passa pela sua fauna, flora e, também, pela sua exuberância”, afirmou.

Publicação do governador do Amazonas, Wilson Lima, no Instagram. (Reprodução/Instagram)

Helder Barbalho publicou, no Instagram, uma foto ao lado da primeira-dama, Daniela Barbalho, elogiando a festa dos bois Caprichoso e Garantido. “A grandiosidade da Amazônia guarda a riqueza cultural do nosso povo. Como presidente do @consorcioamazonialegal, estou no Amazonas para prestigiar o Festival de Parintins. Obrigado pelo convite, @wilsonlimaam”, disse.

Publicação do governador do Pará, Helder Barbalho. (Reprodução/Instagram)

Margareth Menezes falou da importância de apoiar projetos culturais como o do Festival de Parintins. “A maior manifestação cultural da região, reconhecido como Patrimônio Cultural pelo @iphangovbr. O evento, marcado pela disputa entre os Bois Caprichoso e Garantido, é um dos milhares de projetos culturais viabilizados pela Lei Rouanet”, menciona.

Daniela Carneiro declarou que o convite para prestigiar o grande evento de Parintins reforça o empenho do Ministério do Turismo continuar trabalhado para fomentar atrações de turismo no País.

Turismo e cultura andam juntos e nosso trabalho é apoiar e divulgar eventos como este que permite que, cada vez mais pessoas, conheçam a magia da floresta e de seus povos! E o governo do presidente @lulaoficial está muito atento a esta pauta e aos povos amazônicos”, afirma.

Publicação da ministra Margareth Menezes. (Reprodução/Instagram)

Estiveram presentes, ainda, o deputado federal Saullo Vianna (União Brasil), o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Roberto Cidade (União Brasil), e o presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), Caio André (PSC).