Barco naufraga com 34 universitários da Ufopa no interior do Pará

34 dos 50 tripulantes eram alunos da Ufopa (Reprodução)

29 de setembro de 2023

23:09

Daleth Oliveira – Da Revista Cenarium Amazônia

BELÉM (PA) – Uma pequena embarcação naufragou no rio Tapajós, a 1 km das margens no município de Belterra, no oeste do Pará. Cerca de 50 passageiros, incluindo adultos, jovens e crianças, estavam a bordo do barco Surucuá.

Testemunhas afirmam que no momento do naufrágio ventava muito. Outras embarcações que passavam pelo local ofereceram apoio imediato e conseguiram resgatar todos os tripulantes, garantindo que todos sobrevivessem.

Entre os passageiros a bordo, estava um grupo de 34 alunos e uma professora da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), contudo, todos usando coletes salva-vidas. Ao tomar conhecimento, a instituição de ensino acionou a Capitania Fluvial de Santarém, Marinha e o Corpo de Bombeiros.

A comunidade de Solimões, próxima do naufrágio, avistou os passageiros na água e logo após solicitou socorro ao Núcleo Integrado de Operações (Niop). Com isso, um avião anfíbio usado para transportar pacientes para Santarém foi despachado para a comunidade.

Equipes do Corpo de Bombeiros, partindo do posto avançado de Alter do Chão, seguiram de lancha em direção ao local para prestar assistência às vítimas.

Nota da Ufopa

Em nota, a Ufopa informou que os alunos da instituição estavam a caminho de uma atividade de campo na comunidade de Surucuá, situada à margem esquerda do rio Tapajós. Além disso, a universidade acionou o seguro estudantil para cobrir custos do translado dos estudantes para Santarém.

Leia mais: PF do Pará investiga comercialização de R$ 10 bilhões em ouro ilegal na Amazônia
Editado por Jefferson Ramos