Belém recebe seminário sobre desafios e oportunidades da cadeia do açaí

Pará é o maior produtor de açaí do Brasil (Rodolfo Oliveira/Agência Pará)

28 de julho de 2023

20:07

Daleth Oliveira – Da Agência Amazônia

BELÉM (PA) – Em 1° e 2 de agosto, Belém será palco do seminário “A cadeia do açaí no Pará: desafios e oportunidades para a sustentabilidade“. O evento promoverá a troca de conhecimentos e experiências sobre os desafios dessa cadeia produtiva, visando apresentar políticas e programas que impulsionem uma economia inclusiva e de baixas emissões de gases do efeito estufa.

A realização é fruto da parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Pesca (Sedap) e da Secretaria de Agricultura Familiar do Pará (Seaf), em conjunto com o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e com apoio da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD).

Celebrando o açaí, uma das maiores riquezas do Pará em sua importância social, econômica e ambiental, convidamos agricultores, familiares, extrativistas e todos os envolvidos no desenvolvimento da cadeia de valor do açaí no Estado“, destaca Cassio Pereira, secretário de Agricultura Familiar do Pará.

O evento será no Hotel Beira Rio, no bairro do Guamá, e contará com a participação de representantes de cooperativas, associações, indústria, setor financeiro, gestores públicos e pesquisadores. Lucimar Souza, diretora de Desenvolvimento Territorial do Ipam, destaca a relevância dos extrativistas e agricultores familiares para o País.

O trabalho desempenhado por essas pessoas contribui para a sustentabilidade do planeta e deve ser apoiado em todas as esferas e em todas as cadeias produtivas”, ressalta Lucimar.

O açaí na Amazônia

A cadeia do açaí desempenha um papel de extrema importância na economia da Amazônia, especialmente no Estado do Pará, onde o cultivo e a comercialização desse fruto é o maior do País. Em 2021, a cadeia do açaí gerou cerca de R$ 5 bilhões em valor bruto de produção no Estado, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Além do impacto positivo no cenário econômico regional, o açaí também se destaca no mercado internacional como um produto de exportação. Em 2022, as exportações brasileiras de açaí atingiram o valor de US$ 100 milhões, segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Além do impacto nas exportações, a cadeia produtiva do açaí também desempenha um papel relevante na geração de emprego e renda para agricultores familiares e extrativistas. Dados do IBGE e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) estima que essa atividade empregue, diretamente, mais de 200 mil trabalhadores na colheita, processamento e comercialização do fruto em toda a região.