Bolsonaro volta a Manaus para evento religioso um ano após inaugurar ponte de madeira no interior do AM

Foto: Divulgação

27 de maio de 2022

21:05

Ívina Garcia – Da Revista Cenarium

MANAUS – Com passagem por Manaus, Jair Bolsonaro (PL) divulgou agenda deste sábado, 28. A chegada do presidente está prevista para as 10h30. Ainda pela manhã, o presidente deve cumprir agenda antes de ir à Marcha para Jesus. A concentração do evento acontece às 12h, com saída às 15h, na Praça da Saudade, no Centro da cidade.

A nova visita do presidente acontece um ano após a inauguração da ponte de madeira em São Gabriel da Cachoeira, distante 852 km da capital, que custou R$255.174,38 – o valor foi três vezes menor que o gasto com a comitiva do presidente, que foi de R$711.795,63. A ponte foi inaugurada na comunidade indígena Balaio e tem 18 metros de comprimento. À ocasião, o assunto repercutiu nos veículos de comunicação e redes sociais.

Leia mais: Bolsonaro chega a Manaus após aprovação de relatório que pede indiciamento por omissão no AM

Os detalhes da agenda foram revelados na tarde desta sexta-feira. Após chegar à capital, Bolsonaro seguirá para uma entrevista em uma emissora de televisão, depois irá para um almoço reservado no Comando Militar da Amazônia (CMA), localizado na Zona Oeste de Manaus. De lá, seguirá para o Teatro Amazonas, onde tem encontro marcado com lideranças religiosas do Amazonas, onde a imprensa não terá acesso.

Arte que está sendo divulgada nas redes sociais e aplicativos de mensagem Foto: Divulgação.

Do Teatro, Bolsonaro vai se deslocar para a Praça da Saudade, onde vai participar do início ao fim da Marcha para Jesus, que este ano está em sua 28ª edição. O presidente deverá acompanhar todo o percurso do evento religioso de cima de um trio elétrico e vai seguir até o Centro de Convenções Sambódromo, Zona Centro-Oeste, onde acompanhará o culto ecumênico.

Do Sambódromo, o presidente vai seguir direto para o Aeroporto Internacional, do qual seguirá para Brasília, por volta das 19h30.

Convite

A REVISTA CENARIUM falou com o pastor Valdiberto Rocha, presidente da Ordem dos Ministros Evangélicos do Amazonas (Omeam), entidade organizadora da Marcha para Jesus. De acordo com o pastor, a presença do presidente foi confirmada pelo Palácio do Planalto.

“Fizemos o convite ao presidente Bolsonaro no dia 2 de maio. Esta semana, recebemos a resposta do Palácio do Planalto confirmando”, disse o presidente da Omeam.

Valdiberto Rocha afirmou também, até onde ele sabe, que o presidente vem a Manaus, exclusivamente, para participar da Marcha para Jesus, não tendo nenhum outro compromisso em sua agenda, em Manaus, no próximo sábado, 28.

Leia mais: Presença de Bolsonaro na Marcha para Jesus em Manaus é confirmada por ordem de ministros e Movimento Conservador do AM

Trajeto

A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), montou um plano de trânsito e transporte público devido à realização da 28ª edição da Marcha para Jesus. Cerca de 160 agentes de trânsito estarão posicionados para monitorar o fluxo nos principais cruzamentos das vias incluídas no trajeto.

Vias interditadas de 12h até as 17h

Os agentes de trânsito da Prefeitura de Manaus estarão monitorando e vão interditar as seguintes vias: Rua Ferreira Pena entre a Rua Ramos Ferreira e Avenida Ayrão; entre a Rua Comendador Clementino e Avenida Constantino Nery, e esta, no trecho entre avenidas Ayrão e Darcy Vargas.

Vias interditadas das 14h às 21h

Após as 14h, os agentes interditarão as seguintes vias: Avenida Constantino Nery, entre a Darcy Vargas e a Torquato Tapajós. A Avenida Pedro Teixeira será interditada no trecho entre a Rua Francisco Orellana e a Avenida Djalma Batista, além da Avenida Loris Cordovil entre a Rua Vivaldo Lima e a Constantino Nery.

Os veículos que trafegam na Leonardo Malcher não poderão acessar a Constantino Nery e a Ferreira Pena. Devem seguir pela Getúlio Vargas e Djalma Batista.

Após a Marcha para Jesus percorrer a Ayrão e acessar a Constantino Nery, a circulação de veículos será liberada na Ferreira Pena para ir à Avenida Álvaro Maia.

A Constantino Nery ficará interditada no sentido Centro/bairro da Avenida Álvaro Maia até o cruzamento com a Avenida Desembargador João Machado, de acordo com a passagem da marcha ou dispersão do público.

Os veículos que trafegam na Travessa Arthur Bernardes, vindos da Zona Oeste, serão desviados para a passagem subterrânea em direção à Avenida Djalma Batista.

O fluxo da Pedro Teixeira, sentido bairro/Centro, será desviado para a Rua Francisco Orellana.

Os veículos que trafegam no sentido Torquato Tapajós para a Constantino Nery devem seguir pela Djalma Batista ou Avenida Mário Ypiranga.