BR-156: Governo do Amapá vai assumir trecho Sul da pavimentação da rodovia

Trecho Sul da rodovia BR-156, que está em péssimo estado de tráfego, deverá ser executado pelo Governo do Amapá (Divulgação)

19 de janeiro de 2023

17:01

Gabriel Abreu – Da Agência Amazônia

MANAUS – Uma das rodovias em construção mais antiga do País, a BR-156, pode ter um desfecho depois de 50 anos. O governador do Amapá, Clécio Luís (SD), e o senador Randolfe Rodrigues (Rede) se encontraram com o ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB-AL), na quarta-feira, 18, para discutir a retomada das obras da estrada que liga o Estado do Amapá ao Pará.  

A estrada se inicia no Rio Jari, extremo Sul, e vai até Oiapoque, no extremo Norte do Amapá. Ao todo, a estrada tem cerca de 823 quilômetros de extensão. Desse total, 271 quilômetros na região Sul não tem asfalto.

À esquerda, o governador Clécio Luís, no meio, o senador Randolfe Rodrigues e à direita, o ministro Renan Filho (MDB) (Divulgação/Ascom)

De acordo com o governador Clécio Luís, a pavimentação da rodovia deve mudar a dinâmica econômica do Estado. “Eu saio super entusiasmado da reunião com Randolfe e com o ministro Renan Filho. É uma obra da nossa geração ligar o Amapá ao extremo Norte, em um dos municípios mais conhecidos do Brasil, que é o Oiapoque. Todo mundo sabe da expressão: ‘do Oiapoque ao Chuí’ e faltam, apenas, nesse trecho norte, 110 quilômetros ser asfaltado“, explicou Clécio.

Nas redes sociais, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) afirmou que o Amapá vai se desenvolver com a pavimentação da rodovia federal. “Temos parte dos recursos disponíveis e o primeiro edital deve ser lançado em março. Agora, a nossa atuação será para concluir a pavimentação, o quanto antes”, salientou o senador.

A partir de recursos destinados pelo senador Randolfe Rodrigues, a obra vai mudar a dinâmica econômica do Estado, que é um anseio da população amapaense“, completou o governador do Amapá.

Etapas

A obra é divida em quatro etapas: o trecho 1, no extremo Sul, começa em Laranjal Jari e deve ser feito em parceria com o Governo do Amapá, totalizando 60 quilômetros; o Norte, no sentido ao Oiapoque, totaliza 111 quilômetros e foi dividido em dois trechos – o trecho 2, com 11 quilômetros e já com obra em andamento, e o trecho 3, com os demais 100 quilômetros que ainda serão licitados – ; o trecho 4 está sendo executado pelo Exército Brasileiro e vai de Macapá até Laranjal.

O ministro Renan Filho garantiu terminar os 11 quilômetros que já estão em andamento e determinou que, em março, o Ministério dos Transportes deve abrir uma nova licitação para a pavimentação dos outros 100 quilômetros ao Norte do Estado, que serão considerados um único lote.