‘Briga familiar’: homem morre após atear fogo na própria casa em Manaus

Casa incendiada no bairro Jorge Teixeira, na Zona Leste de Manaus (Reprodução/Internet)

10 de setembro de 2023

16:09

Adrisa De Góes – Agência Amazônia

MANAUS (AM) – Ronilson Chagas Martins, 41, morreu carbonizado na madrugada deste domingo, 10, após atear fogo na própria casa, localizada na Rua 5, no bairro Jorge Teixeira, Zona Leste de Manaus. À Polícia Militar do Amazonas (PM-AM), a esposa da vítima, Raimunda Neves Martins, que não teve a idade divulgada, disse que o homem estava sob efeito de álcool.

“Após breve entrevista com a sua esposa, a nacional Raimunda Neves Martins informou que o mesmo estava sob efeito de álcool e teria iniciado o incêndio na residência ateando fogo em um sofá. Diante dos fatos outros órgãos competentes foram acionados para os procedimentos cabíveis”, diz relatório policial da 30ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom).

Em nota, o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) disse que a esposa da vítima relatou que o incêndio foi motivado por uma briga familiar. Três viaturas da corporação foram enviadas para o local, porém, quando os agentes adentraram à residência, o homem já estava morto.

“Ao chegarem, os bombeiros receberam a informação de que havia um homem de 41 anos dentro da casa. De acordo com relato da esposa, após uma briga familiar, o homem ateou fogo na residência e se trancou dentro dela”, disse o CBMAM.

O imóvel teve perde total, conforme constataram os bombeiros que atenderam à ocorrência. O Departamento de Perícia Técnica Científica (DPTC) também esteve no local e o Instituto Médico Legal (IML) realizou a retirada do corpo da vítima.

Combate a incêndios

Em três meses de atuação, as novas unidades de resgate, do tipo ambulância, do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) atenderam 581 ocorrências, entre ações de prevenção e de suporte e condução imediata de vítimas para unidades hospitalares da capital.

Os veículos com equipamentos modernos foram repassados, no dia 31 de maio deste ano, pelo governador do Amazonas, Wilson Lima, durante um pacote de entregas para a área de Segurança Pública.

De acordo com o Centro de Operações Bombeiro Militar (Cobom), os dados correspondem ao período entre os meses de junho e agosto. Do total de 581 ocorrências, 196 foram registradas em junho, 189 em julho e 196 acionamentos em agosto. Entre os atendimentos realizados pelas equipes estão ações de prevenção e atendimento pré-hospitalar em ocorrências de acidentes de trânsito e domiciliar.

“Os bombeiros do nosso Graph, que é o Grupamento de Atendimento Pré-hospitalar, são altamente preparados (…) conseguimos ampliar a cobertura de atendimento de vítimas e condução delas para unidades hospitalares. Hoje temos unidades de resgate para atender todas as zonas de Manaus”, disse o comandante-geral do CBMAM, coronel Orleilso Muniz.

Leia mais: Incêndio destrói área de vegetação na Zona Leste de Manaus
Editado por Jefferson Ramos
Revisão Gustavo Gilona