CENARIUM se torna primeira revista de notícias certificada com ISO 9001; norma visa consolidar jornalismo técnico

O certificado da ISO 9001 e edições da revista física da CENARIUM (Ricardo Oliveira/ Agência Amazônia)

28 de dezembro de 2022

10:12

Marcela Leiros – Da Agência Amazônia

MANAUS – Com foco na qualidade da informação que busca oferecer aos seus leitores, a AGÊNCIA CENARIUM, que edita a REVISTA CENARIUM, conquistou a certificação internacional ISO 9001 e, agora, é a primeira revista eletrônica de notícias certificada, conforme registros da empresa Global Certification System (GCS).

O certificado da ISO 9001 alcança as edições online, digital e física da CENARIUM. (Ricardo Oliveira/Agência Amazônia)

A sigla ISO é a abreviação do conceito em inglês para International Organization for Standardization, que significa, em tradução livre, Organização Internacional de Padronização, uma entidade formada por 162 organismos de normalização. No Brasil, a ISO é representada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

ISO 9001 tem validade em 121 países e pode ser definida como um sistema de gestão para garantir a otimização de processos e a maior agilidade na produção e no desenvolvimento de produtos a fim de satisfazer os clientes e alcançar o sucesso sustentado. Para atender aos requisitos da ISO, a revista criou sua própria política de qualidade, conforme descrito abaixo:

“A CENARIUM busca a melhoria contínua de seus serviços em comunicação, inovando conteúdo sobre a Amazônia, pautadas no cenário local e nacional, trabalhando com responsabilidade, conquistando a satisfação dos seus clientes e colaboradores”

Leia também: Para aperfeiçoar produção de conteúdo, CENARIUM inicia processo de certificação nas ISOs 9001 e 14001

A diretora-executiva da CENARIUM, jornalista Paula Litaiff, afirma que a certificação ISO 9001 leva à padronização de processos, aumentando a responsabilidade e o compromisso da empresa com o jornalismo profissional, pautado na técnica, assim como também diferencia o veículo de comunicação.

A CENARIUM já possuía a preocupação com a qualidade do jornalismo e, agora, isso vai se intensificar com a certificação, buscando a melhoria contínua para oferecer produtos com a excelência ISO 9001“, afirma Litaiff, que relembrou o período de implantação da ISO. “Foram 18 meses de muito trabalho com criações de instruções de trabalho, manual de redação e outros padrões no processo administrativo da revista”.

Excelência

Para alcançar esse objetivo, a equipe da revista contou com a consultoria e treinamento da empresa Exithus, do economista Marcus Evangelista, presidente do Sindicato dos Economistas do Amazonas (Sindecon-AM), que se estendeu aos colaboradores de Manaus, aos representantes nos Estados da Amazônia e junto à sucursal de Brasília (DF).

Evangelista aponta que, entre outros benefícios empresariais da ISO 9001, estão a capacidade de prover consistentemente produtos e serviços que atendam aos requisitos do cliente e aos requisitos estatutários e regulamentares aplicáveis; facilitar oportunidades para aumentar a satisfação do cliente; abordar riscos e oportunidades associados com seu contexto e objetivos; e a capacidade de demonstrar conformidade com requisitos especificados de sistema de gestão de qualidade.

O economista Marcus Evangelista, da Exithus. (Ricardo Oliveira/ Agência Amazônia)

A empresa, de uma maneira geral, sai ganhando porque evita o retrabalho, começa a produzir com mais eficiência, e todos saem ganhando no final“, disse ele. “Então é um prêmio muito importante e a gente espera realmente que isso seja valorizado não só pelos clientes, pelos leitores, como também pelos próprios colaboradores”, explica Evangelista.

Leia também: Na luta contra as fake news, Selo de Jornalismo Profissional é mais uma arma de combate à desinformação

Novos desafios

O próximo passo da REVISTA CENARIUM é conquistar a ISO 14001, que atesta o desenvolvimento de uma estrutura para a proteção do meio ambiente e rápida resposta às mudanças das condições ambientais. A norma considera aspectos ambientais influenciados pela organização e outros passíveis de serem controlados por ela.