Chuva atinge UTI de hospital público infantil de Boa Vista; assista vídeo

Forte chuva atingiu único hospital público para crianças em Roraima (Reprodução/Facebook)

27 de junho de 2023

20:06

Bianca Diniz – da Agência Amazônia

BOA VISTA (RR) – A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Santo Antônio foi atingida por uma forte chuva registrada na madrugada, nesta terça-feira, 27, que afetou o leito de nove crianças internadas em estado grave. O local é o único hospital voltado ao atendimento infantil em Roraima e está sob a responsabilidade da prefeitura de Boa Vista.

Testemunhas publicaram vídeos, nas redes sociais, que exibem o momento em que uma enxurrada invade o teto da unidade por meio de lâmpadas. A água atinge equipamentos e leitos ocupados por nove crianças. Os funcionários do hospital agiram rapidamente para resgatar as crianças com segurança da instalação.

Chuva invadiu sala de UTI do hospital público (Reprodução/Facebook)

Resposta da prefeitura

prefeitura de Boa Vista informou à imprensa que a situação ocorreu devido a rajadas de vento intensas que afetaram a ala em que se encontra a UTI infantil. O prefeito Arthur Henrique (MDB) esteve no local pela manhã e informou que as crianças foram transferidas para outra ala para receberem todos os cuidados necessários.

Obras de reparos no local devem ser finalizadas até sexta-feira, 30. Em vídeo, o prefeito relatou que o único hospital infantil de Roraima enfrenta uma situação de emergência devido ao contexto de imigração.

logicpro-cenarium

“Estive, hoje, no Hospital da Criança Santo Antônio, que passa por um contexto emergencial nunca antes vivenciado, ocasionado principalmente pela imigração. Até 2020, a média de ocupação de leitos de UTI variava entre 7 a 8 crianças. Hoje, são 19. Isso faz crescer a necessidade de ampliar leitos e buscar recursos junto ao Ministério da Saúde para continuarmos garantindo atendimento de qualidade a todas as crianças”, disse Arthur.

Prefeito aponta imigração como causa de situação emergencial (Reprodução/Instagram)

prefeito destacou que a Defesa Civil forneceu informações sobre um alerta amarelo emitido na capital, devido às fortes rajadas de vento com velocidades superiores a 60 quilômetros por hora (km/h). Além disso, foi registrado aproximadamente 107 milímetros (mm) de chuva na área próxima ao hospital, de acordo com o pluviômetro localizado no bairro Pricumã.

Veja vídeos: