Colapso: Instagram e Facebook apresentam instabilidade global nesta terça-feira

Ambas as empresas são administradas pela Meta. (Composição: Weslley Santos/Revista Cenarium)

05 de março de 2024

14:03

Marcela Leiros – Da Agência Cenarium

MANAUS (AM) – Redes sociais como o Instagram e o Facebook ficaram instáveis nesta terça-feira, 5, o que gerou reclamações de vários usuários de aplicativos. Ambas plataformas são controladas pela Meta, que tem Mark Zuckerberg como CEO. Representantes da empresa afirmaram que trabalham para corrigir a instabilidade.

O site DownDetector, que monitora sites e apps que não estão funcionando, apontou que 28% dos usuários do Instagram relataram problema de conexão com o servidor e 61% notificaram problema com o aplicativo móvel. Já em relação ao Facebook, 51% tiveram problema com a conexão e 46% com o login.

No Instagram, as mensagens “não foi possível atualizar o feed” e “sem conexão com a internet” aparecem quando é feita a rolagem do feed, onde aparecem as publicações. Mensagens diretas também não são enviadas. Já no Facebook, mostra que ocorreu um erro e a sessão na rede social, aparece como expirada.

Mensagem no feed do Instagram. (Reprodução)

Andy Stone, chefe de comunicações da Meta, afirmou que a empresa está ciente da instabilidade e trabalha para corrigi-la, em publicação no X, ex-Twitter. Os erros eram reportados no navegador e nos aplicativos da Meta.

A instabilidade dos serviços da Meta levou os termos Instagram, Facebook, Mark Zuckerberg e a hashtag #instagramdown aos trending topics do X. Elon Musk, CEO da empresa, cutucou a concorrente Meta em postagem na rede. “Se você está lendo isso, é porque nossos servidores estão funcionando“, escreveu.

Revisado por Gustavo Gilona