Com contrato de R$ 3 milhões, balsa emergencial utilizada para travessia na BR-319 está submersa

Carro passa com dificuldade por balsa submersa na BR-319 (Reprodução)

18 de janeiro de 2023

14:01

Ívina Garcia – Da Agência Amazônia

MANAUS – Com fortes chuvas nos últimos dias, a balsa emergencial colocada no quilômetro 10 da BR-319, que liga Manaus (AM) a Porto Velho (RO), após a queda da ponte Rio Curuçá, está submersa, dificultando o tráfego na região.

O trabalho improvisado, realizado pela empresa Amazônia Navegações, tem como objetivo garantir a continuidade do trânsito enquanto a ponte é reconstruída. Ambos os trabalhos são de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

Veiculos precisam atravessar trecho alagado da balsa colocada no Rio Curuçá, na BR-319 (Reprodução)

Com o valor de R$ 3.569.925,36, a empresa Amazônia Navegações é responsável tanto pela obra da construção da ponte no Rio Curuçá quanto pela balsa colocada no local para atravessar caminhões e veículos. O contrato com a empresa dura até março de 2024.

O presidente da Associação Amigos da BR-319, André Marsílio, destacou que o trabalho que vem sendo feito na BR-319 é desrespeitoso. “Nós pagamos para ver essa imoralidade com o dinheiro público“, declarou.

A reportagem entrou em contato com o Dnit sobre o estado da ponte e questionou se outras ações serão tomadas para substituir a balsa. Segundo nota, equipes estão monitorando a situação a fim de garantir a fluidez do tráfego e segurança dos usuários.

O órgão respondeu que “a balsa não se encontra submersa e está em operação” e que com a chuva registrada na terça-feira, 17, “o rio subiu 60cm e fez com que o nível atingisse parte dos acessos da balsa“.

Duas pontes desabaram na BR-319 com menos de dez dias de intervalo (Eric Cezne/Divulgação)

Entenda o caso

Duas pontes nos quilômetros 23 e 25 em trecho da BR-319, localizadas no município do Careiro da Várzea, desabaram entre setembro e outubro de 2022, com menos de dez dias de diferença. O Dnit ainda apura a causa do acidente que vitimou quatro pessoas e deixou outras 14 feridas.

Veja o vídeo publicado nesta quarta-feira, 18, por motorista que passava pelo local:

(Divulgação)