Com influência do carimbó, artistas paraenses fazem tributo ao Marajó em canção

Vini Maués e Iris da Selva (Paulo Evander/Reprodução)

01 de novembro de 2023

20:11

Daleth Oliveira – Da Agência Cenarium Amazônia

BELÉM (PA) – Em Belém (PA), os artistas Iris da Selva, Vini Maués e o grupo Pássaros Urbanos se uniram para preparar uma noite de música celebrando a música paraense em suas duas novas canções: “Desfibrilando Afetos” e “Marajó”. O show de lançamento será realizado no dia 5 de novembro, no Espaço Cultural Apoena, na capital paraense, a partir das 18h.

As faixas refletem o espírito diversificado da região amazônica, com influências de carimbó e outros gêneros locais. Nas letras, os artistas compartilham suas perspectivas e experiências únicas por meio da música. Vini Maués descreve “Marajó” como um tributo à beleza do arquipélago do Pará, repleto de paisagens deslumbrantes e embarcações típicas.

Marajó é um carimbó que retrata as belas paisagens da ilha, adornadas pelas pinturas de embarcações características da região. Em arranjo e instrumentação tradicional do carimbó pau e corda, também trago uma homenagem a minha avó Maria, nascida na cidade de Salvaterra“, conta Maués.

“Desfibrilando Afetos”, por sua vez, explora temas como ansiedade e identidade, criticando o ritmo frenético da vida moderna ao som de carimbó, ijexá e lundu. A faixa, que será lançada no dia 4 de novembro, foi composta por Iris da Selva, tem Vini na produção e vocais, além da sonoridade de Pássaros Urbanos.

Iris, Vini e Pássaros Urbanos (Paulo Evander/Reprodução)

Sobre o processo de composição dessa música, eu já vinha há um tempo tentando colocar para fora umas reflexões sobre a necessidade de estar mais presente na vida, driblando um pouco a fadiga e a sensação de que a gente não sente os momentos acontecerem“, descreve Iris.

Show inédito

No show de lançamento no Espaço Cultural Apoena, no domingo, 5, os artistas prometem uma experiência musical única, com repertório autoral e releituras de canções que marcaram a música paraense e brasileira. Os ingressos custam R$ 15 e podem ser adquiridos no dia do evento, na Avenida Duque de Caxias, 450.

Leia mais: ‘Ocupa Dona Onete’: exposição no RJ faz homenagem à ‘Rainha do Carimbó Chamegado’
Editado por Jefferson Ramos
Revisado por Adriana Gonzaga