Comitiva da ONU avalia estrutura de Belém para a COP30 na próxima semana

Belém foi anunciada sede da COP30 (Bruno Cecim/Agência Pará)

07 de outubro de 2023

09:10

Daleth Oliveira – Da Agência Cenarium Amazônia

BELÉM (PA) – Na próxima semana, Belém vai receber uma missão das Nações Unidas encarregada de avaliar a estrutura da cidade para acolher os participantes da 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), prevista para novembro de 2025.

Para a COP28 deste ano, nos Emirados Árabes, o público esperado é de 70 mil pessoas. Entretanto, a cada ano, a participação de pessoas aumenta e, em Belém, o número deve aumentar. Este é o problema: segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, a capital paraense tem, atualmente, apenas 12.115 leitos de hospedagem.

Com a equipe da ONU, o Governo do Pará e o Itamaraty deverão apresentar os esforços e ações em andamento para garantir que todas as necessidades do evento sejam atendidas até 2025.

Em agosto, a ONU visitou a principal obra da COP30, em Belém, o Parque da Cidade. Na ocasião, a vice-governadora do ParáHana Ghassan, recebeu Simon Stiell, secretário-executivo da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima, e ainda, uma comitiva do governo federal.

Visita técnica em agosto, na obra do Parque da Cidade, sede da COP30, em Belém (Marcelo Seabra/Agência Pará)
Leia mais: Governo Lula mobiliza Câmara para aprovar PL que cria mercado de carbono para COP28
Editado por Jefferson Ramos
Revisado por Adriana Gonzaga