Corpos em barco à deriva no Pará podem ser de refugiados

Embarcação foi localizada por pescadores (Reprodução/Internet)

13 de abril de 2024

16:04

Raisa de Araújo e Marcela Leiros – Da Agência Cenarium*

BELÉM (PA) e MANAUS (AM) – Uma embarcação com cerca de 20 corpos em decomposição foi encontrada à deriva no Rio Caeté, em Bragança, município a 214 quilômetros de distância de Belém, no Pará. A suspeita é de que os corpos sejam de haitianos refugiados, segundo pescadores que localizaram o barco.

A Polícia Federal (PF) foi acionada para averiguar a situação, de acordo com a Polícia Civil do Estado. Segundo informações da polícia, o Instituto Médico Legal (IML) da cidade de Castanhal foi acionado para recuperar os corpos.

Veja o vídeo:

Um vídeo gravado por testemunhas mostra o barco, que se assemelha a uma grande canoa, com vários corpos submersos dentro. A embarcação também contém coletes e roupas. “Vem de muito longe, quem sabe, a canoa não é daqui, não é do Brasil“, afirma uma pessoa que encontrou o barco.

Em nota, a Polícia Federal informou que apura o caso em conjunto os órgãos de segurança pública e que equipes da instituição no Estado estão a caminho da região. Peritos e papiloscopistas da sede da Polícia Federal em Brasília também estão a caminho do Pará.

Um dos objetivos, segundo a polícia, é descobrir quem eram as pessoas no barco, usando protocolos de Identificação de Vítimas de Desastres (DVI). O inquérito é de responsabilidade da PF no Pará. “Ainda não se sabe a quantidade, nacionalidade ou causa da morte das vítimas“, disse o órgão.