David Almeida anuncia primeiro hospital municipal de Manaus

O prefeito de Manaus, David Almeida (Dhyeizo Lemos/Semcom)

29 de fevereiro de 2024

21:02

Da Revista Cenarium

MANAUS (AM) – Nas próximas semanas, a Prefeitura de Manaus anunciará a construção do primeiro hospital municipal. Além de ampliar o alcance da saúde com as Unidades Básicas (UBSs), uma das metas do inédito hospital é zerar a fila por cirurgias de baixa complexidade.

O anúncio foi feito pelo prefeito David Almeida nesta quinta-feira, 29, durante assinatura da ordem de serviço para o início das obras de mais um viaduto na cidade. O novo complexo viário será construído na rua Rio Preto, interligando as avenidas Ephigênio Salles e Governador José Lindoso (Avenida das Torres).

“Muito em breve vamos anunciar a construção do primeiro hospital municipal dia [internações de tempo reduzido], o primeiro hospital de Manaus, onde vamos zerar as cirurgias de baixa complexidade”, destacou o prefeito.

O prefeito de Manaus, David Almeida (Dhyeizo Lemos/Semcom)

Na atenção à saúde básica, Manaus é referência nacional. Foi eleita sete vezes seguidas como a melhor entre as capitais, segundo o ranking Previne Brasil, do Ministério da Saúde. Segundo o 19° Anuário Multicidades, publicado pela Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP), é também a cidade que mais investe em saúde na Região Norte (R$ 1,3 bilhão em 2022).

Ações em saúde

Em fevereiro deste ano, a saúde básica de Manaus alcançou, pela sétima vez consecutiva, o primeiro lugar entre as capitais brasileiras no Previne Brasil. O município atingiu 8,8 no Índice Sintético Final (ISF) na mais recente avaliação quadrimestral do programa, referente aos meses de setembro a dezembro de 2023. A nota, baseada no desempenho em sete indicadores monitorados pelo Ministério da Saúde, é a maior já obtida pela Prefeitura de Manaus no programa, que avalia a qualidade da atenção básica em todo o País.

Os sete indicadores monitorados pelo programa são referentes à atenção à saúde da gestante, realização de exames preventivos no público feminino, cobertura vacinal contra poliomielite e pentavalente, além do acompanhamento de hipertensos e de diabéticos na rede.

Profissional de saúde em atendimento de saúde primária (Reprodução/Semsa)

Já a cobertura da Atenção Primária à Saúde (APS) na capital amazonense alcançou a marca de 80,1%, no último mês de agosto de 2023, marcando um crescimento de quase 70% em pouco menos de três anos da atual gestão municipal, e superando a média nacional do indicador, que é de 78,22%. A gestão municipal atribuiu o avanço às estratégias desenvolvidas por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a exemplo do reforço do quadro de servidores da pasta, da reorganização de estratégias e fluxos de trabalho e da reforma e construção de unidades básicas.

Outras ações em saúde
  • Ações de combate ao mosquito Aedes aegypti;
  • Promoção da segurança alimentar e nutricional e da alimentação saudável e combate à obesidade infantil;
  • Direito sexual e reprodutivo e prevenção de DST/Aids;
  • Prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas;
  • Promoção da cultura de paz, cidadania e direitos humanos;
  • Promoção das práticas corporais, da atividade física e do lazer nas escolas;
  • Prevenção das violências e dos acidentes;
  • Identificação de estudantes com possíveis sinais de agravos de doenças em eliminação;
  • Promoção e avaliação de saúde bucal e aplicação tópica de flúor;
  • Verificação da situação vacinal;
  • Promoção da saúde auditiva e identificação de estudantes com possíveis sinais de alteração;
  • Promoção da saúde ocular e identificação de possíveis sinais de alteração.
Leia mais: David Almeida entra na lista de líderes em pesquisas de intenção de voto no País
Editado por Adrisa De Góes
Revisado por Adriana Gonzaga