Deputado denuncia governador de RR por intimidação para desistir de vaga no TCE

Parlamentar denunciou governador durante sessão da ALE-RR (Arte: Thiago Alencar/Agência Amazônia)

03 de maio de 2023

18:05

Bianca Diniz – Da Agência Amazônia

BOA VISTA (RR) – O deputado estadual Jorge Everton (União Brasil-RR), que estava na disputa por vaga como conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Roraima (TCE-RR), denunciou o governador Antonio Denarium (PP) por intimidações para desistência da vaga. A denúncia foi feita à mesa diretora, durante sessão realizada na terça-feira, 2, na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR).

De acordo com o deputado, o governador Antonio Denarium usou da posição política para fazer pressão no parlamentar para que desistisse da vaga, com o intuito de promover apoio à primeira-dama, Simone Denarium, que também concorre à vaga.

Deputado disputa vaga de conselheiro do TCE-RR (Reprodução/Instagram)

A Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) deve eleger, no dia 10 de maio, o novo nome para o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RR), após a aposentadoria do cargo de Henrique Machado. Os interessados na vaga do TCE-RR apresentaram o requerimento de inscrição na última sexta-feira, 28, são eles: os deputados Jorge Everton (União Brasil) e Coronel Chagas (PRTB), o reitor da Universidade Estadual de Roraima, Regys Freitas, a ex-procuradora do Estado, Maria da Glória de Souza Lima, e a esposa do governador de Roraima, Simone Denarium.

O parlamentar afirmou que Denarium usa a máquina pública para favorecer seus interesses pessoais. Ele disse também que houve exoneração de servidores do governo que o apoiaram deputado. “Estou aqui para afirmar que ele [Denarium] não pode demitir pessoas que votaram em mim apenas para me intimidar, ou para fazer com que essas pessoas me pressionem para que eu volte atrás na minha decisão. Isso não é uma atitude sensata e isso não é uma atitude coerente”, declarou o deputado.

Segundo o deputado, as intimidações constituem um “atentado ao livre exercício e das prerrogativas constitucionais ao mandato parlamentar”. O parlamentar também anunciou sua saída da base de apoio governamental na ALE-RR durante a apresentação de suas alegações.

O deputado comentou que policiais do Departamento de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública o filmaram e fotografaram durante terceira edição da “Copa Jorge Everton das Vicinais”, no último fim de semana, em Rorainópolis. “Essa atitude não é uma atitude democrática. Essa é uma atitude covarde, utilizar a máquina pública, a Secretaria de Segurança Pública, por meio de sua inteligência, intimidando o trabalho parlamentar. Isso é inaceitável, com qualquer um daqui. Nós vivemos em uma democracia e não podemos sofrer qualquer tipo de retaliação ao nosso trabalho como parlamentar”, declarou Jorge Everton.

Repúdio

Presidente da ALE-RR se pronunciou após denúncia (Reprodução/ALE-RR)

Durante as alegações de Everton, o presidente da ALE-RR, aliado de Denarium, Soldado Sampaio (Republicanos), disse que não aceita tal tipo de conduta em meio à disputa pela vaga de conselheiro do TCE. Sampaio prometeu tomar as providências cabíveis no caso. “Quando passa a atacar a prerrogativa de deputados, nós seremos enérgicos nesse momento. Não vamos, deputado Jorge Everton, nem com qualquer outro deputado ou tipo de situação, permitir que haja qualquer tipo de constrangimento e ameaça, intimidação ao desempenho do mandato. É inaceitável”, comentou Sampaio. 

Após a denúncia

Na noite da terça-feira, 2, o deputado Jorge Everton publicou um vídeo em seu perfil pessoal no Instagram, mostrando que 13 dos 24 deputados estaduais apoiam sua candidatura ao cargo. “A gente tá aqui para manifestar que nós vamos juntos para a eleição do Tribunal de Contas, e eu quero agradecer o apoio de vocês e dos demais colegas que quiserem vir com a gente. Obrigado e vamos juntos para a vitória!”, disse o candidato no vídeo.

Parlamentares expressam apoio a Jorge Everton (Instagram/Reprodução)

O parlamentar publicou uma imagem citando e agradecendo o apoio dos parlamentares Isamar Júnior (PSC), Marcinho Belota (PRTB), Renato Silva (Pros), Neto Loureiro (PMB), Rarison Barbosa (PMB), Dr. Meton (MDB), Marcos Jorge (Republicanos), Eder Lourinho (PSD), Doutor Cláudio Cirurgião (União Brasil), Gabriel Picanço (Republicanos), Idazio da Perfil (MDB) e Tayla Peres (Republicanos).

Incômodo

Nas últimas semanas, a imprensa local repercutiu que a esposa do governador de Roraima, Simone Soares de Souza Denarium, se candidatou para vaga no TCE-RR e causou incômodo nos concorrentes da disputa pela vaga. A contadora foi a última a oficializar a inscrição para o cargo de conselheiro. Se eleita como, a primeira-dama deverá julgar as contas de seu esposo.

Primeira-dama de Roraima disputa vaga no TCE-RR (Instagram/Reprodução)

Sobre a eleição

De acordo com o edital, os deputados que fazem parte da comissão vão realizar uma sabatina na noite desta quarta-feira, 3, para decidir sobre os documentos apresentados pelos cinco interessados. Embora todos os parlamentares possam participar e fazer perguntas, apenas o grupo tem direito a voto, são eles: Soldado Sampaio (Republicanos), Renato Silva (Pros), Isamar Júnior (PSC), Marcos Jorge (Republicanos) e Odilon (Podemos).

Após a sabatina prevista para encerrar nesta quinta-feira, 5, o grupo da comissão deve encaminhar os nomes aptos à mesa diretora, que participarão de uma votação secreta em plenário. A escolha do novo conselheiro será anunciada no dia 10 de maio. O candidato que conquistar a maioria absoluta dos votos (13), recebe indicação para a vaga de conselheiro.

Leia também: Esposa de governador de RR, Simone Denarium concorre a cargo de conselheira do TCE