Detran-AM entrega CNHs gratuitas a beneficiários de programa

Beneficiária Marriete com sua CNH Social (Reprodução/Luiz André Nascimento)

16 de abril de 2024

20:04

Carol Veras – Da Agência Cenarium

MANAUS (AM) – O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) realizou nesta terça-feira, 16, a entrega de mais de 200 CNHs gratuitas para os beneficiários do “Programa Detran Cidadão”, de forma totalmente gratuita. O evento contou com a presença do governador do Estado, Wilson Lima.

No evento, também foi anunciada a expansão de programas sociais como o “CNH na Escola”, que tem como objetivo atender alunos do Ensino Médio da rede pública estadual, oferecendo de forma gratuita aulas de legislação de trânsito.

O programa se estende para o interior do Estado, onde oferece, além da CNH gratuita, equipamentos de segurança para mototaxistas. “A CNH Social é uma medida para a geração de empregos no Estado”, destacou Wilson Lima.

Governador do Estado do Amazonas, Wilson Lima (Luiz André Nascimento/ Cenarium)

O projeto foi lançado em 2021, beneficiando inicialmente 40 mil residentes do Estado. O programa abrange diversas modalidades, como primeira habilitação, renovação, troca e adição de categoria. Para o segundo ciclo, foram divulgadas 80 mil vagas, ampliando ainda mais o alcance dessa iniciativa.

Os requisitos para se tornar um beneficiário incluem estar cadastrado, como titular ou dependente, no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), pertencer a famílias oficialmente reconhecidas como de baixa renda e residir no Amazonas por pelo menos dois anos. É importante observar que uma família de baixa renda é definida como aquela com renda mensal per capita de até meio salário mínimo ou com renda mensal total de até dois salários mínimos.

Os interessados também devem ter mais de 18 anos no momento do pedido, possuir habilidades de leitura e escrita, apresentar um comprovante de residência, possuir um Cadastro de Pessoa Física (CPF), uma carteira de identidade ou documento equivalente com fotografia, e estar registrado como eleitor ou apresentar uma declaração da Justiça Eleitoral.

“Se você tiver todos os documentos certinhos, não há nenhuma dificuldade. O Detran facilita muito o ingresso de novos candidatos“, afirmou o beneficiário Jonas Soares sobre o processo para adquirir a CNH Social.

Leia também: Prazo para solicitar isenção de taxa do Enem começa nesta segunda-feira, 15
Jonas Soares, beneficiário do programa (Luiz André Nascimento/Cenarium)
Afastamento

O governador também respondeu a respeito do afastamento de Rodrigo de Sá da presidência do Detran-AM. “Ele teve que se distanciar por conta da legislação eleitoral”, afirmou.

Rodrigo é atualmente presidente do Partido Progressistas (PP). Ele deixou a presidência do órgão no dia 5 deste mês. Especulações indicam que o ex-presidente do Detran pode concorrer ao cargo de vereador ou até mesmo de vice-prefeito ao lado do deputado estadual Roberto Cidade (União Brasil), pré-candidato a prefeito de Manaus.

Editado por Marcela Leiros
Revisado por Gustavo Gilona