Dino anuncia plano para combater crimes na Amazônia

Decreto foi publicado em Diário Oficial nesta segunda-feira, 25 (Valter Campanato/Agência Brasil)

20 de julho de 2023

21:07

Pricila de Assis – Da Revista Cenarium

MANAUS (AM) – O ministro da Justiça e Segurança Pública Flavio Dino publicou por meio de suas redes sociais, nesta quinta-feira, 20, sobre o “plano específico para Amazônia”, porém, não entrou em detalhes como será realizada a operação. A decisão foi tomada, após a divulgação de dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública respectivo ao ano de 2022.

De acordo com as principais medidas catalogadas por Dino, a Amazônia é um dos lugares que mais cresce a violência. Em destaque, será realizado a articulação com Estados e municípios, operações integradas e o controle do armamento irresponsável.

Na publicação, em sua conta virtual, menciona que a preocupação para reverter o quadro precisa ser efetiva. “Dados sobre segurança revelados hoje mostram a importância e o rumo correto das ações que o presidente Lula já anunciou e as que vai anunciar amanhã”, escreveu.

Mensagem do ministro da Justiça em sua rede social (Reprodução/Twitter)

Além desses principais pontos relevantes na divulgação, o ministro da Justiça promete mais medidas específicas em proteção às mulheres e contra o racismo; políticas focadas nos 163 municípios mais violentos; maior atuação da Polícia Federal e coordenação federativa no combate aos crimes cibernéticos (que abrange estelionatos, abusos contra crianças e adolescentes, etc).

Ação conjunta

Flávio Dino informa que o governo federal atuará de forma conjunta com operadoras e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O objetivo é combater roubos e furtos de aparelhos celulares.

Porte de armas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai reunir com o setor responsável pela redação final e pelo aval jurídico para decretos e projetos de lei assinados pelo Planalto para definir a regulamentação de armas no Brasil.