Documentário que retrata a luta dos Uru-Eu-Wau-Wau ‘leva’ dois prêmios em festival internacional de cinema

Indígena do Povo Uru-Eu-Wau-Wau em cena do documentário.(Divulgação)

29 de janeiro de 2022

13:01

Marcela Leiros – Da Revista Cenarium

MANAUS – O documentário ‘The Territory’ (‘O Território’, em português), que retrata a luta do povo Uru-Eu-Wau-Wau contra agricultores e mineradores que invadiram o território protegido desses indígenas, em Rondônia, foi o vencedor, na sexta-feira, 28, em duas categorias do Festival de Sundance 2022. A obra do diretor Alex Pritz foi gravada na Amazônia e levou dois troféus: o “Prêmio do Público” e um “Prêmio Especial do Júri”.

Além da direção de Pritz, a obra foi, também, produzida por Will N. Miller, Sigrid Dyekjær, Lizzie Gillett e Anonymous. “Simplesmente deslumbrado com a resposta ao nosso filme! Obrigado, @sundance!!!”, disse o diretor do documentário, no Instagram, ao receber a notícia sobre a premiação.

Cena do documentário ‘The Territory’ (Divulgação)

A história tem início com o povo indígena Uru-Eu-Wau-Wau vendo a população diminuir e a cultura ser ameaçada por incursões ilegais de extração de madeira e mineração ambientalmente destrutivas e, mais recentemente, invasões de grilagem de terras. Participam do documentário, jovens líderes indígenas como Bitate e Ari, junto à mentora e ativista ambiental Neidinha, mãe da também ativista Txai Suruí, que discursou na abertura da 26ª Conferência das Nações Unidas Sobre Mudanças Climáticas (COP26).

Também nas redes sociais, Txai Suruí comemorou a premiação do documentário. “Vencemos como melhor documentário!!!!”, disse ela, após o anúncio da premiação do documentário como Prêmio Especial do Júri. “Mais um prêmio!!! Preferido do público”, voltou a comemorar na segunda categoria.

Tuíte de Txai Suruí (Reprodução/ Twitter)

Festival Sundance de Cinema

O Festival de Sundance 2022 teve início em 20 de janeiro e encerra neste domingo, 30. Filmes de diretoras como Lena Dunham e Amy Poehler, produções estreladas por John Boyega, Dakota Johnson e Karen Gillan, além do brasileiro “Marte Um”, de Gabriel Martins, participaram da seleção.

Após os nove dias, 84 longas-metragens e 59 curtas-metragens, e a deliberação do júri, os filmes premiados serão exibidos online, na plataforma do Festival, neste sábado, 29, e no domingo, 30.