Em Brasília, prefeito de Manaus busca recursos para habitações populares

Ministro das Cidades, Jader Filho e prefeito de Manaus, David Almeida (Montagem: Mateus Moura)

17 de maio de 2023

12:05

Eduardo Figueiredo – Da Agência Amazônia*

MANAUS – O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), participa de audiência com o ministro das Cidades, Jader Filho, na tarde desta quarta-feira, 17, em Brasília. A informação foi divulgada pela Prefeitura de Manaus por meio de nota oficial.

Na capital federal, o prefeito busca recursos para unidades habitacionais, pelo programa Minha Casa Minha Vida, do governo federal. A destinação prioritária das futuras habitações são as famílias que vivem em áreas de risco na capital amazonense.

Na atual gestão, investimentos em infraestrutura têm atacado o problema, principalmente nas áreas mais críticas, com a retirada de famílias e a estabilização, por exemplo, de grandes erosões, as chamadas voçorocas. Nas áreas de igarapés, trabalho contínuo de retirada de lixo doméstico e dragagem dos mananciais têm combatido alagamentos.

Leia também: Especialistas defendem medidas preventivas para evitar tragédias em Manaus

Prioridade

Durante visita a Manaus, em março deste ano, o ministro Jader Filho anunciou que o governo federal vai priorizar a cidade de Manaus em adoção de medidas preventivas de desastres, como o que ocorreu no bairro Jorge Teixeira, Zona Leste de Manaus. Jader Filho afirmou que irá avaliar as principais áreas de risco da cidade. O órgão federal pretende identificar e prevenir acidentes urbanos, desabamentos que, frequentemente, causam mortes na capital amazonense.

“Voltaremos a Manaus para identificar quais são esses pontos de perigo que devemos atacar para que novas mortes não venham a ocorrer. Quando as pessoas não morrem, elas perdem tudo o que tem. E esse é um problema que o presidente Lula tem uma grande preocupação. A gente precisa agir de maneira preventiva para que novas tragédias não venham a ocorrer no nosso País”, afirmou o ministro.

Ministro das Cidades durante Fórum Norte e Nordeste da Indústria da Construção em Manaus (Divulgação)

Entrada

Jader Filho também anunciou que o governo federal pretende zerar o valor de entrada para a população de menor poder aquisitivo, com renda máxima de até R$ 2.640 (faixa 1), no Programa “Minha Casa Minha Vida” (MCMV).

“Nós vamos fazer com que as pessoas da faixa 1 não precisem dar entrada na hora de comprar o imóvel próprio. Na hora oportuna, iremos anunciar como será feito isso. Vamos dar clareza para que todos tenham ciência dos critérios, sempre dialogando com todos os setores, parceiros e todos os segmentos da sociedade”, explicou Jader Filho à época.

O programa habitacional, cuja denominação foi retomada no Governo Lula, vai disponibilizar o orçamento de R$ 9,8 bilhões para a construção de moradias populares.

Leia também: Em Manaus, Jader Filho anuncia entrada zero para ‘Minha Casa Minha Vida’

(*) Com informações da assessoria