Em inauguração de complexo viário, Wilson Lima agradece parceria de David Almeida e Roberto Cidade

O prefeito de Manaus, David Almeida, o governador do Amazonas, Wilson Lima, e o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Roberto Cidade (Reprodução/Semcom/Secom/Aleam)

24 de outubro de 2023

11:10

Adrisa De Góes – Da Agência Cenarium Amazônia

MANAUS (AM) – Durante a entrega do primeiro trecho do Rapidão Rodoanel Metropolitano de Manaus, no início da noite desta segunda-feira, 23, o governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), agradeceu a parceria do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), e do presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), deputado Roberto Cidade (União Brasil).

“O prefeito David Almeida tem sido um grande parceiro e tem sido importante para que a gente possa fazer entregas para a cidade de Manaus”, disse o governador sobre o chefe do Executivo municipal. “Quero cumprimentar o meu amigo e irmão Roberto Cidade, presidente da Assembleia Legislativa”, ressaltou Wilson Lima.

Solenidade de entrega da primeira etapa do Rapidão Rodoanel Metropolitano de Manaus (Antônio Lima/Secom)

A solenidade também contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Caio André (PSC), demais vereadores do município e de deputados estaduais e federais, além de representantes de entidades do Estado.

Crítica

Durante discurso na solenidade de inauguração do Rapidão Rodoanel, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), deputado Roberto Cidade (União Brasil), criticou a gestão de David Almeida, ao citar a pintura das pedras portuguesas do calçadão da Ponta Negra, na Zona Oeste.

Sem citar nomes, o parlamentar comparou as obras do governo estadual e do Executivo municipal. “Essa cidade merece o amor de todos os homens públicos. Não é pintar a calçada da Ponta Negra de vermelho que vai resolver. São obras como essa que resolvem”, disparou o presidente da Aleam.

No momento em que Cidade criticou Almeida, também estavam no palco o titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), pasta responsável pela obra, Renato Júnior, e o secretário municipal de Comunicação, Israel Conte.

A obra ganhou reações de repúdio de entidades de arquitetura e urbanismo nesse domingo, 22. Após a repercussão, a gestão municipal informou que vai remover toda extensão da ciclofaixa pintada sobre as pedras portuguesas e, no lugar da tinta, o projeto vai ser refeito com o mesmo revestimento da área, só que na cor vermelha.

Rapidão Rodoanel

A primeira etapa do Rapidão Rodoanel possui 8,7 quilômetros de extensão. O trecho inicia no Viaduto Lydia da Eira Corrêa e segue até o encontro das avenidas do Turismo e Santos Dumont, na Zona Oeste da capital amazonense.

Divido em três etapas, o projeto soma 37,8 quilômetros de vias rápidas e modernas que ligam as zonas Leste, Norte e Oeste de Manaus. Em outras duas fases, a obra parte da avenida dos Oitis (Distrito Industrial II), passa pelos ramais do Brasileirinho e Chico Mendes (Zona Leste) e pelas avenidas Margarita e José Henriques (Zona Norte).

Vista aérea do Rapidão Rodoanel (Antônio Lima/Secom)

Entre os benefícios do Rapidão Rodoanel estão maior fluidez no tráfego, encurtamento de distâncias entre as zonas da cidade, desvio da circulação de veículos pesados, saindo do Polo Industrial de Manaus para o Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, redução no consumo de combustível e no tempo de transporte.

O Polo Industrial de Manaus também será beneficiado com a facilidade no trajeto dos veículos que saem do Distrito Industrial II com destino ao Aeroporto Internacional Eduardo Gomes e às rodovias AM-010 e BR-174. O rodoanel facilitará, ainda, o escoamento da produção rural dos municípios de Rio Preto da Eva, Itacoatiara, Silves e Itapiranga até o porto da capital.

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Edição por Jefferson Ramos
Revisão por Gustavo Gilona