Em Manaus, chuva forte causa desabamentos e alagamentos em 26 pontos da cidade

Carros são "engolidos" por cratera que abriu pela forte chuva na zona Sul de Manaus (Ricardo Oliveira/Agência Amazônia)

01 de dezembro de 2022

12:12

Ívina Garcia – Da Agência Amazônia

MANAUS – Dois carros foram “engolidos” por uma cratera que se abriu na Avenida Atlântica, zona Sul de Manaus, em decorrência da forte chuva que atingiu a capital do Amazonas nesta quinta-feira, 1º de dezembro. Dados parciais da Defesa Civil registram 26 ocorrências.

Após seca severa, o Estado do Amazonas entra o mês de dezembro com chuva, apesar dos dados do Porto de Manaus apontarem diminuição de três centímetros na bacia do Rio Negro. Nessa mesma data, no ano de 2021, o rio já tinha subido seis centímetros.

Carros foram “engolidos” por desabamento de rua na zona Sul de Manaus (Ricardo Oliveira/Agência Amazônia)

A Defesa Civil da capital informou que choveu 103 milímetros nas últimas 4h. Entre as zonas mais atingidas estão Norte, Leste, Oeste e Centro-Oeste, e os bairros Raiz, São Francisco, Presidente Vargas, Petrópolis, Santo Antônio, Centro, São Jorge, Monte das Oliveiras, Nossa Senhora das Graças, Comunidade Nova Vitória, Praça 14 e Cidade Nova, que apresentam danos materiais, sem vítimas.

Imagens divulgadas por moradores mostram diversos pontos da cidade com alagamento. “Já é segunda vez que acontece isso, a gente precisa de ajuda“, diz um homem enquanto filma a casa tomada pela água na Travessa Castalhola, bairro Tarumã-açu, zona Oeste. No vídeo é possível notar os danos materiais com a água atingindo a cama, eletrodomésticos, sofá e roupas.

Casa alagada no Tarumã-Açu (Reprodução)

A Prefeitura de Manaus informou que não foram registradas vítimas entre as ocorrências, interdições de imóveis e nem desabrigados até o momento. “Diversas secretarias da prefeitura estão na rua ajudando a atender as demandas da população para podermos restaurar o bem-estar social“, informou o secretário-executivo da Defesa Civil de Manaus, Fernando Jr.