Em Mato Grosso, prefeito e secretários são alvos de operação do Ministério Público

Sede da Prefeitura de Nossa Senhora do Livramento, em Mato Grosso, foi alvo de buscas (Reprodução)

21 de fevereiro de 2024

18:02

Davi Vittorazzi – Da Agência Cenarium

CUIABÁ (MT) – Uma operação do Ministério Público de Mato Grosso (MPMT), em conjunto com a Polícia Civil, cumpriu quatro mandados de busca e apreensão nesta quarta-feira, 21, em Nossa Senhora do Livramento (a 47 quilômetros distante de Cuiabá). O prefeito e três secretários foram alvos da ação, por uso indevido de bens públicos.

Segundo o MP, a investigação é focada em alegações de uma possível organização criminosa para o desvio e uso indevido de bens públicos, além de irregularidades na execução de contratos municipais. O processo judicial e a operação estão sob sigilo.

Vista do alto da cidade de Nossa Senhora do Livramento, em Mato Grosso.
A cidade de Nossa Senhora do Livramento que tem cerca de 21 mil habitantes (Reprodução/Prefeitura de Nossa Senhora do Livramento)

Os mandados foram cumpridos na prefeitura e nas casas do prefeito do município, Silmar de Souza Gonçalves, do secretário de Obras, Paulo Roberto de Figueiredo, do secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Airton Conceição de Arruda, e do secretário de Finanças, Otarci Nunes da Rosa.

Dois dos secretários, Paulo Roberto de Figueiredo e Airton Conceição de Arruda, foram presos em flagrante por porte ilegal de arma de fogo. Os dois pagaram fiança e foram liberados.

Procurado pela reportagem da AGÊNCIA CENARIUM, a administração municipal informou que “tudo que foi solicitado foi disponibilizado aos agentes, e que servidores públicos se colocaram à disposição para quaisquer esclarecimentos”.

No cumprimento dos mandados, houve busca e apreensão de computadores e celulares, bem como documentos e outros materiais pelos agentes policiais.

A cidade tem uma população de pouco mais de 21 mil habitantes, segundo o Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2022. O orçamento da prefeitura de Nossa Senhora do Livramento foi cerca de R$ 66 milhões, ano passado.

Leia mais: MP quer redução de verba indenizatória aprovada por vereadores em cidade de Mato Grosso
Revisado por Adriana Gonzaga