Em nota, Forças Armadas condenam eventuais ‘excessos’ cometidos por manifestantes em frente a quartéis

11 de novembro de 2022

13:11

Gabriel Abreu – Da Revista Cenarium

MANAUS – Após dez dias de manifestações em frente a quartéis do Exército pelo País, as Forças Armadas divulgaram uma nota conjunta nesta sexta-feira, 11, em que reafirmam seu compromisso irrestrito e inabalável com o povo brasileiro, com a democracia e com a harmonia política e social do Brasil e condenaram eventuais “excessos” em atos antidemocráticos.

A nota, assinada pelos comandantes das três Forças Armadas: Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Aeronáutica, destaca que os valores e as tradições estão “sempre presentes e moderadoras nos mais importantes momentos da história”.

Os militares condenam o que chamam de “excessos”, atos cometidos em manifestações que possam restringir os direitos individuais e coletivos ou colocar em risco a segurança pública, e não aprovam as atitudes de quem alimenta a desarmonia na população. “Bem como quaisquer ações, de indivíduos ou de entidades, públicas ou privadas, que alimentem a desarmonia na sociedade”, destaca a nota.

Em outro trecho, a nota destaca que as manifestações que acontecem em todos o País são “legais” e “legítimas” e que a solução a possíveis controvérsias no seio da sociedade deve valer-se dos instrumentos legais do estado democrático de direito.

(Reprodução)

“Como forma essencial para o restabelecimento e a manutenção da paz social, cabe às autoridades da República, instituídas pelo Povo, o exercício do poder que “Dele” emana, a imediata atenção a todas as demandas legais e legítimas da população, bem como a estrita observância das atribuições e dos limites de suas competências, nos termos da Constituição Federal e da legislação”, reiterou.

A nota traz, ainda, o destaque que os militares defendam a independência dos Poderes e que o Legislativo corrija “possíveis arbitrariedades ou caminhos autocráticos” que coloquem em risco a liberdade da população.

(Reprodução)

“Reiteramos a crença na importância da independência dos Poderes, em particular do Legislativo, Casa do Povo, destinatário natural dos anseios e pleitos da população, em nome da qual legisla e atua, sempre na busca de corrigir possíveis arbitrariedades ou descaminhos autocráticos que possam colocar em risco o bem maior de nossa sociedade, qual seja, a sua Liberdade”, afirmou.

Por fim, os militares reiteram que o foco continuará a ser mantido no incansável cumprimento das nobres missões de soldados Brasileiros, tendo como pilares convicções a fé no Brasil e em seu pacífico e admirável povo.

Veja nota na íntegra:

Desenvolvido por EmbedPress