Em Nova York, governador Pará propõe debater na COP 30 financiamento para manter floresta

Evento realizado em Nova York discute questões climáticas do Brasil (Divulgação/Agência Pará)

15 de setembro de 2023

12:09

Daleth Oliveira – Da Revista Cenarium Amazônia*

BELÉM (PA) – O governador Helder Barbalho (MDB) participou nesta quinta-feira, 14, do Brazil Climate Summit, evento sobre o clima realizado na Universidade de Columbia, em Nova York (EUA). O apresentador da Rede Globo, Luciano Huck, também marcou presença como um dos palestrantes.

Em seu discurso, Helder defendeu que a Conferência das Nações Unidas Sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que será realizada em Belém (PA) em novembro de 2025, tenha como pauta principal o financiamento global para preservação da floresta.

Nós precisamos colocar na COP30 que a agenda vai ser a floresta viva baseada em financiamento global para o modelo de sustentabilidade da floresta em pé. A transição energética foi a pauta da última COP de Sharm el-Sheikh. Este ano, Dubai vai apresentar a agricultura regenerativa. Agora, a agenda que interessa para o Brasil é floresta, porque é a floresta viva que nos diferencia e nos coloca no patamar de protagonizar a agenda ambiental mundial”, declarou Barbalho.

Brazil Climate Summit

O evento, que trazido significa Cúpula do Clima do Brasil, tem como objetivo reunir líderes empresariais, empreendedores, academia, especialistas, formuladores de políticas, ONGs e organizações multilaterais para discutir as oportunidades e responsabilidades do Brasil em um mundo onde os impactos ambientais e sociais são os pilares de um novo capitalismo.

*Com informações da Agência Pará
Editado por Jefferson Ramos