Em Roraima, mais de 40 cachorros são encontrados mortos; polícia investiga o caso

Belota esteve no local para analisar a situação dos animais e após análise descartou a possibilidade de uma chacina (Reprodução/Instagram)

30 de março de 2023

13:03

Bianca Diniz – Da Agência Amazônia

BOA VISTA (RR) – No bairro Anel Viário, Zona Oeste de Boa Vista, um terreno foi palco de uma triste descoberta nesse fim de semana. Em um vídeo divulgado nas redes sociais, o ativista da causa animal e deputado estadual Marcinho Belota revelou que 43 cachorros mortos foram encontrados abandonados no local. “Não posso ver isso e ficar calado como se nada tivesse acontecido”, declarou o parlamentar.

Acompanhando do veterinário Júlio Cortezão, Belota esteve no local para analisar a situação dos animais e após análise descartou a possibilidade de uma chacina. Nessa terça-feira, 28, Belota usou seu tempo de fala na tribuna da Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR) para lamentar o ocorrido e a forma de descarte de animais na região.

Os corpos dos animais foram retirados do terreno e, de acordo com o deputado, a suspeita é que os cachorros tenham sido jogados no Anel Viário por empresas que recolhem animais mortos em clínicas veterinárias. O deputado denunciou o caso ao Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR). As autoridades responsáveis pela defesa dos direitos dos animais também foram acionadas para investigar o ocorrido.

Cachorros foram descartados inadequadamente em terreno. (Instagram/marcinhobelota)

Autoridades no caso

O MPRR comunicou que a Promotoria de Justiça do Meio Ambiente irá convocar uma reunião para apurar as denúncias recebidas. Enquanto isso, a Polícia Civil encaminhou o caso para investigação na Delegacia de Polícia do Meio Ambiente e ressaltou que apenas após a conclusão dos procedimentos, um pronunciamento oficial será emitido.

De acordo com as autoridades, o abandono de animais e os maus-tratos aos quais os cachorros foram submetidos são atos cruéis e ilegais. Além de expor os animais a condições precárias, isso viola a legislação de proteção aos animais, que busca garantir o bem-estar e a integridade física desses seres vivos.

Protetor dos animais e veterinário analisaram a situação dos corpos. (Instagram/marcinhobelota)

Quem presenciar ou tiver conhecimento de algum incidente, pode denunciar às autoridades, diretamente nas delegacias de polícia, nas sedes do Ministério Público e do Ibama ou por meio do telefone de emergência 190.