Empresa de viagens aéreas garante qualidade no transporte dos ‘filhos de quatro patas’

Transportar com segurança e qualidade o pet é a especialidade da agência de Ana Lechugo no mercado brasileiro das agências de viagens (Reprodução/Destinocerto)

15 de março de 2023

21:03

Mencius Melo – Da Agência Amazônia

MANAUS – Garantir um serviço carinhoso, delicado e dedicado aos pets. Essa é a proposta da Sonho & Magia Viagens. A empresa situada em São Paulo, na rua Professor Aprígio Gonzaga, 435, ap. 164, bairro São Judas, Zona Sul, oferece um serviço que tende a crescer ainda mais no mercado brasileiro: a garantia de poder incluir o pet nas viagens familiares, com qualidade no transporte dos animais. A ideia pode parecer simples, mas transportar pets em viagens nacionais e internacionais não é fácil.

Ana Lechugo trabalha em um segmento de mercado que envolve muito afeto, já que os pets, hoje, são considerados ‘filhos de quatro patas’ das famílias (Reprodução/Arquivo Pessoal)

De acordo com a proprietária da empresa, Ana Lechugo, a iniciativa de dedicar atenção especial ao translado de pets partiu da demanda de uma amiga. “Tenho uma amiga veterinária que me pediu auxílio na logística de viagens de pets de alguns clientes dela. Ela cuidava da documentação sanitária dos pets, mas não tinha como fazer a logística, então, ela me chamou porque eu já tinha a agência de viagem desde 2018. Isso foi em 2021, e de lá para cá já embarquei mais de 800 pets”, recordou.

O convite da amiga reposicionou Ana Lechugo diante das dificuldades que pessoas, como ela mesma, tem na hora de viajar. “Eu me vejo e me espelho nos donos de pets que sofrem para fazer viagens de avião que são muito complexas. Tenho o estagiário Boris, que é meu cachorro, e sei bem o que é isso, me compadeço”, detalhou. Por isso, Ana decidiu se dedicar a esse nicho. “Hoje, nossa agência faz o serviço completo, desde a documentação sanitária, até a logística e acompanhamento final do pet chegando ao destino”, destacou.

Famílias multiespécies

A tendência, segundo a empresária, é que cada vez mais famílias se entendam compostas por multiespécies, ou seja: pai, mãe, filhos e pets, e isso impacta no mercado de viagens. “Cada vez mais, as famílias são multiespécies e consideram seus pets como membros das famílias, como filhos, inclusive, eu. Isso é uma tendência muito forte, ainda mais no mundo pós-pandemia”, observou. “São cães, gatos, coelhos que são tratados como filhos, e esses clientes querem que o pet faça a viagem da forma mais segura possível”, afirmou.

Ana Lechugo, da ‘Sonho & Magia Viagens’, e o seu ‘EstAUgiário’ Boris, um American Bully que ela considera filho e membro inseparável da família (Reprodução/Arquivo Pessoal)

Ana Lechugo aponta, inclusive, famílias que buscam os serviços de transporte de qualidade da “Sonho & Magia Viagens” para o translado de seus filhos de quatro patas. “A grande maioria de clientes que eu atendo são famílias que estão mudando do País e que precisam levar a família inteira, inclusive, seus pets, que fazem parte delas. Essas pessoas querem que a viagem de seu pet seja a mais segura possível”, considerou a empresária.

Questionada se a tendência do mercado é exigir das agências serviços como o proposto pela “Sonho…”, ela respondeu: “Acredito que temos nichos. Da mesma forma que temos nichos de agências que fazem cruzeiro, somente viagens para a Disney, somente viagens de aventuras, têm as agências como a minha, que tem essa especificidade voltada aos pets; mas não posso deixar de observar que essa área é altamente complexa, porque envolve questões sanitárias, raças de cães, tamanhos e peso”, elencou Ana.

Para transportar um pet em viagens nacionais e internacionais é preciso superar trâmites e protocolos que vão do peso do animal às exigências sanitárias (Reprodução/sitedebelezaemoda)

No campo doméstico, ela destacou as barreiras que os “pais de pets” podem ter na hora de embarcar seus bichinhos. “As companhias nacionais têm muito mais restrições que as internacionais, já que no campo internacional prevalecem as exigências de desenho da rota, de encontrar companhia aérea, a confirmação desses pets e o mais importante: a documentação