Eron Bezerra reage à pré-candidatura de Marcelo Ramos em Manaus: ‘Não vou recuar’

02 de abril de 2024

21:04

Ricardo Chaves – Da Agência Cenarium

MANAUS (AM) – O pré-candidato à Prefeitura de Manaus, Eron Bezerra, afirma que não pensa em retirar seu nome da disputa interna do grupo político caso o PT apresente como opção, o ex-deputado federal Marcelo Ramos, como indicação da sigla a federação partidária composta por PT, PCdoB e PV para à Prefeitura de Manaus.

A filiação de Marcelo Ramos foi uma articulação feita pelo PT Nacional, com anuência da presidente da sigla, Gleisi Hoffmann, e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Com a chegada do ex-vice-presidente da Câmara do Deputados, passa a seis o número de pré-candidatos apresentados pelo PT. O PCdoB indicou apenas o nome de Eron Bezerra. O PV não apresentou pré-candidatos majoritários.

Na hora que o PT oficializar a candidatura dele para a federação nós vamos debater com toda tranquilidade um nome. E quero adiantar de antemão, jamais vou retirar minha pré-candidatura. Eu não costumo brincar”, declarou a CENARIUM.

Ex-deputado Eron Bezerra (Foto: Richard Silva/PCdoB na Câmara)

Eron enfatizou que todo nome apresentado é bem-vindo e diz que a chegada de Marcelo Ramos para a discussão é uma vitória do campo progressista que não se rendeu a pressão de grupos políticos de não apresentar um nome como opção para Manaus.

Me considero um vitorioso de colocar a candidatura própria da federação na ordem do dia. Os setores da direita trabalhavam para impedir que houvesse uma candidatura de nosso. Agora, em última análise, quem decidirá o pré-candidato do grupo será a federação nacional. “, disse Eron que completou:

“Já tenho uma grande vitória. A segunda é virar candidato de fato para implementar um programa revolucionário e inovador para a cidade de Manaus”, disse à reportagem.

Questionado pela CENARIUM sobre a possibilidade de retirar seu nome, o professor da Ufam afirmou que a única hipótese seria caso o comitê estadual do PCdoB aprovasse a retirada de sua pré-candidatura, algo que Eron considera inviável, já que sua indicação foi referendada por todo o organismo partidário.

“Essa hipótese eu acho pequena já que meu nome foi aprovado por unanimidade. Esse é o órgão máximo de direção do partido. Não tenho motivo para retirar meu nome”, enfatizou.

Como será feita a escolha

Caso se desenhe o cenário dos dois nomes postos, a federação terá que se reunir em âmbito estadual e chegar a um consenso. Caso PT, PCdoB e PV não consigam tomar a decisão em torno de um pré-candidato, caberá a federação nacional decidir.

Nesta semana, o PT Manaus realiza reuniões para apresentar um único nome pelo partido e assim prosseguir o diálogo internamente com as outras legendas políticas. O objetivo é apresentar uma única pré-candidatura do campo político e trabalhar o nome.

Em caso de falta de consenso, a decisão final será tomada nacionalmente pela federação partidária. A informação de dirigentes partidários é que Marcelo Ramos já se movimenta e busca conversar com todos os grupos e pré-candidatos para unificar em torno de sua pré-candidatura.

Biografia

Eron Bezerra foi deputado estadual por cinco mandatos na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). Foi deputado federal pelo PCdoB e secretário estadual de Produção Rural (Sepror). Atualmente é professor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e diretor do Centro de Ciências do Ambiente (CCA) da instituição pública.

Leia mais: Sob a Tutela de Lula, Marcelo Ramos deverá ser pré-candidato a prefeito de Manaus
Edição: Hector Muniz