Especial | Gestão em pauta – Cultura do empreendedorismo

10 de junho de 2022

09:06

Gabriel Abreu – Da Revista Cenarium

BOA VISTA (RR) — Como o comércio é a principal atividade econômica da capital de Roraima, a oferta de serviços em Boa Vista é um dos pontos fortes da economia local. Com isso, houve grandes investimentos no setor durante a gestão da ex-prefeita Teresa Surita, quando os empreendedores e a cultura do empreendedorismo tiveram uma atenção especial. 

Com Teresa, Boa Vista ganhou o novo Mercado Municipal, a reconstrução da praça de alimentação do Complexo Ayrton Senna, a construção do Centro Comercial Wakiri, teve entrega de barracas e carrinhos aos comerciantes ambulantes e até investimentos em “startups” que estimularam o empreendedorismo e a geração de emprego e renda a partir da criação de empresas que hoje prestam serviços digitais. 

Foram entregues, em Boa Vista, mais de 320 novos pontos comerciais. Todos esses investimentos trouxeram novas oportunidades de negócios para as famílias. Enquanto prefeita, Teresa também investiu nas tradicionais feiras livres da cidade, ampliando áreas de comercialização e incentivando, principalmente durante a pandemia, centenas de comerciantes com descontos em impostos e taxas.

Às vésperas de terminar o quinto mandato, a ex-prefeita Teresa Surita entregou a Praça de Alimentação Moisés Lima da Silva (Picote), localizada no Complexo Ayrton Senna. Toda a estrutura da antiga praça foi ampliada e modernizada e, atualmente, conta com 80 espaços destinados aos comerciantes. Além de proporcionar conforto e lazer aos boa-vistenses, este foi mais um investimento que garantiu emprego e renda na capital e incentivou o fortalecimento da economia.

Mercado Municipal

Um dos espaços entregues durante o último mandato da ex-prefeita foi o novo Mercado Municipal de Boa Vista. Totalmente reconstruído, o espaço ficou mais amplo e contribui com a geração de emprego e renda, com vistas ao empreendedorismo.

A moderna estrutura do mercado proporciona espaços para comercialização de alimentos, prestação de serviços, venda de artesanato, dentre outros. Quem gosta de um bom café da manhã regional também tem muitas opções. 

“Boa Vista recebeu um novo conceito de mercado, com uma proposta de ser referência daquilo que é a nossa identidade, além de ser um dos prédios públicos com placas solares que geram energia limpa para os comerciantes e usuários. Tudo isso representa um sonho realizado, uma grande contribuição para a nossa cidade e a todos que aqui vivem ou que virão a conhecê-la”, destacou a ex-prefeita.

Centro Comercial Wakîri

O Centro Comercial Wakîri é um espaço que impulsiona, ainda mais, o desenvolvimento do comércio na cidade, bem na área central de Boa Vista. Ele foi pensado e construído para atender às famílias que comercializavam produtos e prestavam serviços em áreas distintas da cidade, sem qualquer segurança ou local apropriado. 

Com os investimentos, 110 famílias de Boa Vista foram diretamente beneficiadas com a oportunidade de ter um local seguro e confortável para garantir o sustento, gerar emprego e renda. 

“Essa foi uma obra social muito importante, assim com outras, porque tiramos muitas pessoas das ruas, trabalhando sem nenhuma condição. Essa é uma das várias obras de Boa Vista que aconteceram porque tive, durante minhas gestões, a parceria com o ex-senador Romero Jucá, que trazia recursos de Brasília”, lembrou a ex-prefeita Teresa Surita.

O setor de tecnologia e inovação também mereceu destaque na gestão de Teresa Surita (Foto: Divulgação)

Ciência e Tecnologia

O desenvolvimento da área de tecnologia e inovação também é destaque, por meio de conceitos que garantem modernidade a Boa Vista. No Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCTI) ocorreram eventos onde os empreendedores participantes do Programa de Talentos tiveram a oportunidade de apresentar suas start-ups para investidores.

O Programa de Talentos foi criado com o intuito de fomentar o surgimento de novas empresas de Tecnologia da Informação, por meio da seleção de jovens profissionais talentosos, com o objetivo de obter investimentos para os seus negócios crescerem. Os profissionais que atuam no desenvolvimento das soluções tecnológicas enxergam o Programa de Talentos como uma oportunidade de crescimento profissional.

Mais de 300 quiosques de praças, mercado, terminal e centro comercial foram construídos ou reformados, desde 2013 em Boa Vista (Foto: Divulgação)

Empreendedorismo em espaços públicos 

Cerca de 1.600 pessoas trabalham em quiosques de Boa Vista. Mais de 300 quiosques de praças, mercado, terminal e centro comercial foram construídos ou reformados, desde 2013. Em meio à crise que o País vive, com elevados índices de desemprego, fica cada vez mais difícil ingressar no mercado de trabalho. Por isso, uma das alternativas da gestão municipal foi a construção de quiosques em espaços públicos, favorecendo o empreendedorismo. A gestão garantiu para esse ramo oportunidade de geração de emprego e renda a muitas famílias.