Estilista do Acre encara dificuldades e aposta em fantasias de luxo para encantar clientes

Jean Silva (ao centro) é escolhido por musas, misses e cantoras para confecção de fantasias de luxo (Arquivo Pessoal)

08 de outubro de 2022

16:10

Ívina Garcia – Da Agência Amazônia

MANAUS – Apostando no mercado de fantasias de luxo, o estilista acriano Jean Alves Silva de Paula, 29, ou “Jean Calypso“, conquista o gosto de artistas, participantes de concursos de beleza e cantoras nacionais. O trabalho artesanal, feito por ele e outras três costureiras, já se expande pelo Brasil.

Há 12 anos no mercado, o estilista já conquistou espaço entre musas e artistas de São Paulo, assinando peças até para clientes internacionais, e agora sonha em construir um ateliê no Acre. Jean começou produzindo fantasias e peças mais simples para amigos e apresentações de escola, mas logo tomou gosto pela confecção e resolveu tornar isso sua profissão.

“Comecei do nada, tinha uma amiga que ia se apresentar de indígena no colégio e precisava de uma roupa e como eu gostava, desenhei o modelo e fiz. Por sinal, o look dela ficou em primeiro lugar na competição”, conta o estilista.

(Reprodução/Instagram)

As principais clientes do estilista são musas de rodeio, misses e digitais influencers. Cada uma das peças é 100% produzida de forma artesanal, com o estilista, duas bordadeiras e outras três costureiras, que colocam cada pedra, lantejoula e strass à mão, um trabalho que pode levar de 24 horas de produção direta a semanas de confecção.

Famosos

Caminhando para se tornar estilista das estrelas, Jean já assinou figurinos de alguns cantores famosos, como o da cantora Joelma e da drag queen Glória Groove. “É uma sensação de surpresa, assim que recebo o convite para produzir para eles, mas com o tempo se acostuma. Na primeira vez que vesti a Joelma eu chorava de emoção, hoje a gente se encontra e o clima é mais leve, nós rimos juntos”, conta.

Jean tem ainda outros dois projetos com artistas nacionais em andamento, mas que não pode dar mais detalhes. “Em breve, tem duas famosas nacionais, que não posso falar por enquanto, que estou preparando roupas para eventos que elas vão, mas não posso falar mais que isso”.

Jean e a cantora Joelma (Arquivo Pessoal)

Dificuldades

O estilista acriano tem como uma das maiores inspirações a estilista Paula Guedes, responsável por vestir diversas musas do carnaval de São Paulo e é uma das maiores estilistas de fantasias do Brasil. Jean conta que conheceu Paula e logo se tornaram amigos. “Sempre que vou a São Paulo fico na casa dela e ela me recebe com muito carinho, passo meses com ela”, diz.

As viagens de Jean a São Paulo acontecem geralmente devido ao custo do material utilizado nas produções e para atender clientes da capital paulista. O estilista conta que importar os apetrechos tem custos muito caros e viajar para comprar em outros Estados acaba saindo mais barato.

Jean e a estilista Paula Guedes, em São Paulo (Arquivo Pessoal)

Localizado na extrema-esquerda do País, mais ao interior do continente, o estado do Acre sofre com problemas logísticos. As dificuldades de transporte das cargas pelas estradas e balsas tornam o acesso às grandes peças de tecido e pedrarias mais difícil para o produtor.

“Aqui, tudo é difícil, material nunca tem e o que tem é muito caro, o mais estranho é que moramos do lado da Bolívia, onde tem vários materiais importados da China, mas mesmo assim se eu tentar comprar de lá tudo sai muito caro”, relata.