Ex-governador do AM, Amazonino Mendes será velado em cerimônia pública

O velório, que ainda não tem local definido, está previsto para acontecer em dois dias: na quinta, 16, e na sexta-feira, 17 (Reprodução/ Internet)

14 de fevereiro de 2023

20:02

Eduardo Figueiredo – Da Agência Amazônia

MANAUS – O corpo do ex-governador do Amazonas Amazonino Mendes deve chegar em Manaus na quinta-feira, 16, e será velado em cerimônia aberta ao público. O velório, que ainda não tem local definido, está previsto para acontecer em dois dias: na quinta, 16, e sexta-feira, 17. A informação foi divulgada pela assessoria de imprensa de Amazonino no início da tarde desta terça-feira, 14.

logicpro-cenarium

O ex-governador morreu no domingo, 12, aos 83 anos, no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, em decorrência de complicações causadas por uma pneumonia. No sábado, 18, acontece uma cerimônia fechada para a família e alguns amigos de Amazonino.

O cerimonial do velório ficará a cargo do Governo do Amazonas e Amazonino receberá todas as honras de um chefe de Estado. O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), anunciou na segunda-feira, 13, que está preparando uma homenagem para o ex-chefe de Estado. O prefeito está conversando com a família do expoente líder político e, em breve, vai anunciar o grande tributo para destacar ainda mais, além do legado que ele deixa após 40 anos de vida pública, o nome de Amazonino na capital amazonense.

Luto

O prefeito de Manaus decretou luto de cinco dias no município pela morte do líder político. Em nota de pesar, a trajetória de Amazonino foi destacada. (…) “ fica o seu legado, construído ao longo de quatro décadas dedicadas à vida pública. (…) Fica decretado luto oficial na cidade de Manaus por cinco dias, em memória de Amazonino Mendes, homem que faz parte da história política e do povo do Amazonas“, consta em um trecho do texto.

O governador Wilson Lima também decretou luto de sete dias no Estado do Amazonas. As bandeiras de todas as repartições públicas ficarão hasteadas a meio mastro. Além dos dias de luto decretado em nota, Wilson lamentou a perda e destacou que “Amazonino foi um dos maiores líderes políticos da história do Amazonas“.

Amazonino Mendes foi um notório e influente político no Estado, onde cumpriu quatro mandatos como chefe do Executivo estadual, foi três vezes prefeito de Manaus e eleito senador uma vez. Amazonino deixa um legado histórico na política amazonense.

Leia também: Prefeito de Manaus prepara grande homenagem ao ex-governador Amazonino Mendes