Exposição de arte e ciência é tema de estudo por estudantes da Ufam

Exposição 'The Other Colors' na galeria do Icbeu reúne arte plástica e o olhar de artistas da Amazônia sobre a própria Amazônia (Ricardo Oliveira/Revista Cenarium)

18 de maio de 2023

21:05

Mencius Melo – Da Revista Cenarium

MANAUS – A The Art Gallery, do Instituto Cultural Brasil (Icbeu), apresenta a exposição “The Other Colors” formada com o material de 24 artistas plásticos do Amazonas, sob a curadoria do produtor e artista Sérgio Cardoso. O Icbeu fica na avenida Joaquim Nabuco, no Centro de Manaus. As visitas podem ocorrer de segunda a sexta-feira, das 15h às 20h, e aos sábados das 9h às 12h.

A exposição foi tema de estudo e debate por alunos do Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia (PPGSCA), da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), conduzidos pela doutora Artemis Soares, docente do PPGSCA e membro da Academia Amazonense de Letras (AAL).

“Esse evento traz para nós, artistas, o contexto manauara e amazônico. São cenas da Manaus que conhecemos, cenas do interior do Amazonas, e isso nos serve como objeto de estudo, porque nos mostra a realidade retratada por meio dos olhos do artista. Isso é fundamental para um mestrado que vai em busca da Amazônia profunda”, ponderou Artemis.

“A exposição é de suma importância para a gente trazer a ciência da sala de aula para olhar a Amazônia por meio da arte, e isso vai além do que costumamos ver”, observou. “Temos aqui a representatividade de cores, símbolos, um ensaio de diversidade”, analisou a professora.

Mestrado

Professora Artemis Soares e o professor Bruno Rodrigues, do mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia, da Ufam (Ricardo Oliveira/Revista Cenarium)

Artistas

A mostra reúne obras dos artistas amazonenses: Alziney Pereira, Amanda Silpi, Cristovão Coutinho, Eli Bacelar, Eliane Mezari, Evanil Maciel, Francimar Barbosa, Gisele Riker, Homero Amazonas, Jair Jacqmont, Jandr Reis, José Stenio, Lucas Antony, Marcos de Paula, Micael Santos, Noleto, Otoni Mesquita, Rakel Caminha, Rubens Belém, Sebastiaan Klink, Sebastião Alves, Sergio Cardoso, Suzana Pires e Zeca Nazaré.

Estudantes de mestrado da Ufam acompanham a palestra do artista Otoni Mesquita, presente na exposição (Ricardo Oliveira/Revista Cenarium)

Curador da exposição, o artista plástico Sergio Cardoso celebrou a mostra. “É uma demonstração de força da produção artística amazonense. E a pintura foi a modalidade eleita para essa exposição e também um grande momento de reflexão sobre a nossa produção nesse ano de 2023, no pós-pandemia, e convida a todos que venham prestigiar o trabalho desses grandes artistas”, disse o curador e artista plástico.

Presente na exposição, Otoni Mesquita é um dos importantes artistas plásticos do Amazonas (Ricardo Oliveira/Revista Cenarium)

Secretária-geral do Icbeu e responsável pela agenda cultural da instituição, Ruth Alencar destacou o papel da galeria na cena cultural local.

“Temos uma geração de artistas contemporâneos que transita, por aqui, desde os anos 2000, quando meu pai inaugurou essa galeria e segundo dois deles, Sergio Cardoso e Otoni Mesquita, essa é a melhor e maior galeria da cidade. Aqui já abrigamos diversas mostras com incentivos a novos artistas. Aqui já revelamos talentos como Ádna Abreu, por exemplo”, recordou.