Fake News: Eduardo Braga altera pesquisa Pontual e diz que está no segundo turno com Wilson Lima

Braga alega que está no 2° turno das eleições, com 23,5% de intenções dos votos válidos da Pesquisa Pontual. Os dados reais apontam que o político está com 21,3% (Reprodução)

30 de setembro de 2022

20:09

Da redação

MANAUS – O candidato ao Governo do Amazonas, Eduardo Braga (MDB), divulgou nesta sexta-feira, 30, fake news usando levantamento feito pelo Instituto Pontual Pesquisas, alegando que está no segundo turno das eleições, com 23,5% de intenções dos votos válidos, próximo de Wilson Lima (União), que lidera com 39,9% da preferência dos eleitores. No quadro alterado por Braga, ele está próximo ao candidato Amazonino Mendes (Cidadania), que aparece na pesquisa Pontual na segunda posição, com 24,9%.

As Fake News são notícias falsas publicadas por veículos de comunicação como se fossem informações reais. Neste caso, Braga computou 21,3% na última pesquisa e não 23,5% de intenções de voto, como o candidato publicou nas redes sociais. Para que ele ultrapasse Amazonino, teria que disparar no dia da eleição quase 3%.

Imagem publicada no Instagram do candidato Eduardo Braga (MDB/AM) nesta sexta-feira (Reprodução/Redes Sociais)

Veja os números da pesquisa:

A pesquisa foi divulgada nesta sexta-feira, 30, pela Pontual e não mostra o emedebista com 23,5%.

Ao contrário do que disse Eduardo Braga, a Pontual Pesquisas não divulgou nenhum dado referente às pesquisas do 2° turno das eleições, como utilizado nas redes sociais do candidato.

Notícia encaminhada à imprensa

A equipe de comunicação do candidato Eduardo Braga (MDB-AM) divulgou nesta sexta-feira, 30, uma notícia com o título “Eduardo Braga está no segundo turno“, com detalhes da pesquisa diferente da postagem nas redes sociais de Braga.

Leia a notícia

Eduardo Braga está no segundo turno

Candidato do MDB vem crescendo, como mostra a pesquisa realizada em 10 municípios.

A pesquisa do Instituto Pontual, divulgada nesta sexta-feira, 30, com o N° AM 06140/2022, registrada em 21 de setembro, apontou nos votos válidos que o candidato Amazonino Mendes (Cidadania) possui 24,9% e Eduardo Braga (MDB), 21,3%. Considerando que os especialistas em campanhas eleitorais atestam empate técnico quando a diferença é de até 5%, os candidatos estão em igualdade de condições conforme o estudo que entrevistou 1.996 pessoas.

Os eleitores foram entrevistados em 10 municípios amazonenses, incluindo a capital. Em Itacoatiara, foram 146 pessoas que responderam ao formulário da Pontual; em Manacapuru, 149; Parintins, 149; Coari, 106; Tefé, 85; Maués, 76; Iranduba, 75; Tabatinga, 76; Manicoré, 68; Manaus, 1.066. Mesmo Eduardo Braga não tendo visitado Maués, Manicoré e Coari, o candidato teve bom desempenho por ter sido atuante tanto como governador quanto parlamentar nestes municípios.

O senador e candidato ao Governo do Amazonas pela coligação “Em defesa da vida” (MDB/PSD e a federação PT/PCdoB e PV), Eduardo Braga (MDB), ao longo do primeiro turno da campanha tem realizado inúmeras caminhadas, carreatas, motociatas e comícios tanto na cidade de Manaus quanto em 30 municípios do interior. O candidato visitou Autazes, Careiro Castanho, Careiro da Várzea, Itacoatiara, Itapiranga, Manacapuru, Novo Airão, Silves, Anori, Caapiranga, Tefé, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Fonte Boa, Santo Antônio do Içá, São Paulo de Olivença, Tabatinga, Barreirinha, Parintins, São Sebastião do Uatumã, Humaitá, Boca do Acre, Lábrea, Carauari, Eirunepé, Guajará, Ipixuna, Itamarati, Barcelos, Santa Isabel.

Eduardo Braga atribui o bom desempenho, reconhecido agora pelo mesmo instituto que, ao longo de todo o primeiro turno, o colocou bem abaixo em número de intenções de votos, ao povo do Amazonas que acompanha a sua carreira política há mais de 40 anos, conhece suas obras e o empenho para melhorar a qualidade de vida dos amazonenses.

Atuando como senador da República, Eduardo Braga sempre teve um olhar sensível sobre as demandas que afligem a população do Amazonas. Direcionou emendas para as áreas de saúde, para a construção e reforma de unidades de atendimento hospitalares; para a educação, a fim de melhorar o ensino tanto para os alunos quanto para os profissionais que atuam neste setor; para infraestrutura, direcionando recursos para a recuperação e pavimentação de vias públicas como ruas e vicinais; para a produção rural com aquisição de patrulha mecanizada; para o esporte com aquisição de itens para a prática de atividades desportivas; para o social em diversos segmentos e para o combate à Covid-19.

Crescimento constante

Nos últimos quatro dias, Eduardo cresceu 2,2 pontos, enquanto Amazonino Mendes caiu 2,3 pontos. A tendência é que o crescimento se mantenha em virtude da intensificação do material de campanha tanto na capital quanto no interior do Estado, que apresenta as melhores propostas para o desenvolvimento do Estado como o programa “Novo Cidadão”, que irá injetar no microcrédito R$ 3 bilhões ao ano.

Conforme dados do Instituto Pontual, divulgado em 26 de setembro, na pesquisa estimulada, Amazonino Mendes teve 24,8% e Eduardo Braga, 17%; no dia 30 do mesmo mês, Amazonino apresentou 22,5% e Eduardo, 19,2%.

Resposta de Braga

A equipe de reportagem da AGÊNCIA AMAZÔNIA questionou a equipe de comunicação do candidato, sobre a postagem na internet, que negou que disseminou notícia falsa.

Os dados estão aí. Se houve erro, foi do próprio instituto. A estória da fake news não procede. Basta observar a pesquisa.

Em nenhum momento, a matéria diz que o instituto apontou que Braga está no segundo turno, mas é sabido que até 5 pontos percentuais de diferença é considerado como empate técnico pelos especialistas da área.