Familiares buscam jornalista que desapareceu após sair do trabalho em Manaus

Nauzila Campos é jornalista, sofre com depressão crônica e está desaparecida (Reprodução/Rafael Seixas)

05 de novembro de 2020

19:11

Mencius Melo – Da Revista Cenarium

MANAUS – A jornalista Nauzila Campos, atualmente repórter da TV Encontro das Águas (antiga TV Cultura) em Manaus, desapareceu na manhã desta quinta-feira, 5. Familiares relatam que Nauzila saiu de casa por volta das 8h em um carro de modelo Ford Ka, placa NOT-7390, cor prata. A profissional é diagnosticada com depressão crônica.

De acordo com parentes, Nauzila não sofria crises há pouco mais de um ano mas, recentemente, voltou a ter recaídas. A família teme pela segurança de Nauzila e faz um apelo para quem souber de seu paradeiro.

Nauzila foi vista pela última vez após acompanhar uma cliente até o 16º Distrito Integrado de Polícia (DIP) e não foi mais vista. Ela teria saído sem documentos e o carregador de celular.

Qualquer informação sobre a jornalista pode ser reportado às autoridades ou aos familiares, por meio do telefones: (92) 99931- 7902 (Suelem – irmã) (92)98166-4685 (Thomás – irmão) e (92) 98855-5282 (Ibrahim – amigo).

Um mal global

A depressão é um problema de saúde muito comum: de acordo com relatório global lançado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em dez anos os casos aumentaram mais de 18%, num índice que supera 320 milhões de pessoas diagnosticadas.

Segundo o Uol, no Brasil, estima-se que 5,8% da população seja afetada, sendo a maior taxa do continente latino-americano. Um episódio depressivo pode ser categorizado como leve, moderado ou grave, a depender da intensidade dos sintomas.

Alguns dos indícios da doença são: ansiedade, alterações do apetite, de peso e do sono, dor crônica, agitação ou lentificação motora, fadiga ou perda de energia, sentimentos de inutilidade ou de culpa, dificuldade de concentração e de tomar decisões, e nos casos mais graves, pensamentos de morte e ideação suicida.