Gleisi Hoffmann sobre candidatura de Marcelo Ramos: ‘Ele se colocou à disposição’

Presidente do PT Gleisi Hoffmann se pronunciou por meio de documento: (lustração: Paulo Dutra./ Revista Cenarium)

04 de abril de 2024

16:04

Ricardo Chaves – Da Agência Cenarium

MANAUS (AM) – A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, emitiu um comunicado esclarecendo a filiação do ex-deputado Marcelo Ramos ao partido. Na nota obtida pela CENARIUM a dirigente afirma que ele foi convidado pelo presidente Lula a se filiar ao PT. Sobre a pré-candidatura à Prefeitura de Manaus, Hoffmann diz que foi o político que se colocou à disposição da sigla.

“Essa semana conversei com o ex-deputado federal Marcelo Ramos, que foi convidado pelo presidente Lula a se filiar ao PT, a quem damos boas vindas. Ele se colocou à disposição para ser pré-candidato a prefeito de Manaus”, diz a nota.

Em outro trecho do documento a presidente nacional do PT reconhece o processo que já existe no PT Manaus sobre a escolha do nome para as eleições de 2024.

“Realizamos pesquisa e estabelecemos critérios para escolha do melhor perfil para representar nosso partido nas eleições. Esse rito está sendo acompanhado pela direção nacional através do seu Grupo de Trabalho Eleitoral (GTE). Continuaremos o diálogo interno, conforme estabelecido, para a construção da unidade junto com o conjunto dos dirigentes locais”, afirma.

Confira a nota na íntegra
Anúncio de filiação

A filiação do ex-vice-presidente da Câmara dos Deputados foi confirmada na terça-feira, 3, pelo político à CENARIUM. Posteriormente, Ramos divulgou um comunicado em que destacou que recebeu o convite do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da presidente do partido, Gleisi Hoffmann, para entrar na legenda.

No texto, Ramos cita os pré-candidatos da federação partidária composta por PT-PCdoB e PV e quadros das três siglas. O político disse que “só após construir com todos eles teremos uma posição definitiva sobre candidatura”, diz na nota.
Pacificada a discussão interna, a meta é buscar construir com o campo político de Lula em Manaus.

Vamos dialogar com a Federação Rede/Psol, o PDT , o SD e o PSB, respeitando a independência de cada partido, mas mostrando a importância de unidade das esquerdas nessa eleição para defender a democracia, os direitos sociais, o legado do governo Lula”, disse.

Pré-candidatos do grupo de Lula 

A seis meses das eleições municipais de 2024, os partidos políticos começam a definir nomes e articular as candidaturas à Prefeitura de Manaus. No entanto, a federação partidária de Lula em Manaus ainda discute um único nome para apresentar à sociedade. 

A reportagem buscou contato com os pré-candidatos a prefeito e dirigentes partidários do PT para falar a respeito da filiação de Marcelo Ramos. Foram apresentados os nomes da ativista social Anne Moura, o dirigente partidário Luiz Borges, o dirigente sindical Valdemir Santana, o do ex-deputado federal José Ricardo e outros como pré-candidatos. Já o PCdoB, indicou o ex-deputado federal e professor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Eron Bezerra. O PV não apontou uma pré-candidatura. 

Procurado pela CENARIUM, Eron Bezerra do PCdoB, disse que o anúncio é bem-vindo e que Marcelo soma-se aos outros nomes anunciados pelo PT. No entanto, caso a sigla feche questão em torno dele, não quer dizer que o professor da Ufam, único indicado do PCdoB, decline de ser o nome da federação. “Jamais vou retirar minha pré-candidatura. Eu não costumo brincar”, enfatizou.

Anne Moura, do PT, exaltou a liderança política de Marcelo e disse que filiado à sigla, o ex-deputado teria todo direito de ser pré-candidato. No entanto, ressaltou que há um ano viabiliza seu nome e, por isso, mantém a pré-candidatura. Ela diz que continuará dialogando internamente no PT e destacou que o importante é ter um nome do campo progressista sendo ela ou não.

Luiz Borges, conhecido dirigente esportivo e quadro histórico do PT informou que com o novo cenário, decidiu que fortalecerá o projeto político da sigla de ampliar a bancada na CMM. O professor será pré-candidato à vereador.

Dirigentes do PT

Valdemir Santana, presidente municipal do PT, defendeu que Marcelo é uma grande aquisição da sigla e que agora é hora de agregar em torno de uma candidatura. Ainda nesta semana deve tratar de ajustes e auxiliar o ex-deputado no diálogo com outros pré-candidatos a prefeito.

Já Sinésio Campos, deputado e presidente estadual do PT, disse que não foi comunicado oficialmente sobre a filiação, ao mesmo tempo que informou que cabe ao PT em Manaus, de fato, tratar do assunto. No entanto, ressaltou que a última palavra, é da direção nacional.

Deputado por oito mandatos na Aleam, a reportagem questionou se mudaria algo com relação a uma candidatura sua já que colocou o nome à disposição. Ele lembrou que resistiu às adversidades políticas enfrentadas pelo PT e permaneceu com mandatos, mas, “se tem decisão nacional, é nacional”, disse.

Leia também: Sob tutela de Lula, Marcelo Ramos deverá ser pré-candidato a prefeito de Manaus
Edição: Hector Muniz