Governador do AM afirma que ‘honrou todas as emendas parlamentares’ em pronunciamento na Aleam

Governador do Amazonas, Wilson Lima (Alberto César Araújo/Aleam)

02 de fevereiro de 2023

13:02

Daniel Amorim – Da Agência Amazônia

MANAUS – Em discurso na abertura do Ano Legislativo da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), nesta quarta-feira, 2, o governador reeleito Wilson Lima (UB) declarou que “foi o primeiro governador a honrar emendas parlamentares“. Segundo o mandatário, as propostas possibilitaram a construção do primeiro hospital veterinário do Estado, com 70% das obras finalizadas, e de 12 escolas de tempo integral.

Lima abriu o pronunciamento afirmando que “nenhum governante enfrentou pressão tão elevada” durante a gestão da saúde na pandemia de Covid-19 e que as dificuldades enfrentadas naquele período viabilizaram melhorias na saúde do Estado.

O Hospital Delphina Aziz, que funcionava com apenas 30 leitos, hoje opera com total capacidade, realizando cirurgias de média e alta complexidade“, ressaltou. Novos procedimentos serão implementados na unidade de saúde, referência em cirurgias do Amazonas, como transplante de rins e implante coclear (voltado a pacientes com deficiência auditiva).

Arrecadação consistente

O governador citou, ainda, investimentos, no total de R$ 1 bilhão, que tornaram o setor primário local um dos mais avançados do País, a elaboração de uma política econômica focada no equilíbrio fiscal, além da arrecadação tributária consistente dos últimos quatro anos. “Encontramos um Amazonas desgastado e fragilizado economicamente, e fomos obrigados a adotar medidas que desagradaram alguns“, exemplificou.

Chefe do Executivo anunciou ampliação do programa Auxílio Estadual (Divulgação)

A implementação de tecnologias no sistema de arrecadação e regularização de débitos rendeu ao Amazonas o primeiro lugar no ranking de transparência do Tesouro Nacional.

Entre outras iniciativas que deverão ser implementadas neste segundo mandato, o chefe do Executivo anunciou a ampliação dos programas Auxílio Estadual e Prato Cheio. O primeiro deve contemplar mais 50 mil famílias e segmentos afetados pela Covid-19, como turismo, cultura e esporte. O governador informou ainda que ex-beneficiários do Auxílio Estadual receberão condições especiais para abrir o próprio negócio.

Após a leitura da mensagem governamental, Lima recebeu o Título de Cidadão do Amazonas proposto pela deputada Alessandra Campêlo (PSC).