Governador do AM anuncia reforço de PMs nas ruas para manter funcionamento das escolas públicas

Governador Wilson Lima em reunião com representantes do Comitê (Diego Peres/Secom)

17 de abril de 2023

19:04

Gabriel Abreu – Da Agência Amazônia

MANAUS – O governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), informou nesta segunda-feira, 17, que a segurança nas escolas públicas do Estado será reforçada na próxima quinta-feira, 20. A medida foi anunciada por conta de recentes ameaças de atentado nas unidades escolares. Até o momento, 56 atos de violência foram evitados na capital e interior. Agentes da Polícia Militar (PM), Corpo de Bombeiros e Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM) estarão nas ruas e nas frentes das escolas.

Nesta terça-feira, 18, o governador Wilson Lima deve participar da reunião convocada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para tratar sobre as medidas que os Estados estão tomando para evitar ocorrências nas escolas. Há expectativa de que o governo federal anuncie um repasse de verba. A reunião está marcada para às 9h, no Palácio do Planalto.

“As aulas vão funcionar normalmente. Nós estamos montando uma estratégia colocando todo o nosso efetivo na rua, principalmente, naquelas áreas onde há qualquer risco, para não acontecer incidente. Nós estamos montando um efetivo para que o nosso tempo de resposta de incidente possa ser de, exatamente, cinco minutos. Para isso, nós estamos tirando todos os nossos policiais dos quartéis. Nós vamos fechar quartéis para manter as escolas abertas. Nós estamos trabalhando para que não tenha incidente nesse dia [20 de abril]”, afirmou o governador.

O governador Wilson Lima disse, ainda, que encaminhou um ofício para a sede dos poderes Legislativo e Judiciário do Estado para que cedam policiais militares para reforçar a segurança. Outra medida será o reforço de agentes do Corpo de Bombeiros e Detran-AM.

Reunião do Comitê de Proteção, Monitoramento, Guarda e Segurança Escolar (Diego Peres/Secom)
Leia também: Secretária de Educação do AM descarta suspender aulas no Estado

Reunião com Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convocou, para esta terça-feira, 18, às 9h, no Palácio do Planalto, uma reunião com o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, os presidentes do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco, do Senado, e Arthur Lira, da Câmara, a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, o procurador-geral da República, Augusto Aras, governadores dos Estados e do Distrito Federal, e representantes de prefeitos, como a Associação Brasileira de Municípios (ABM), a Confederação Nacional de Municípios (CNM) e a Frente Nacional de Prefeitos (FNP).

Segundo o Planalto, o objetivo do encontro é discutir políticas de segurança, prevenção e enfrentamento à violência nas escolas, a partir de estratégias de promoção da paz nas instituições educacionais e de combate aos discursos de ódio e extremismo.

De acordo com o governador Wilson Lima, a reunião é para tratar das ações que estão sendo tomadas e definir estratégias. “Vou pedir apoio para reforçar o nosso atendimento psicossocial nas escolas e também ampliar a gestão das escolas cívico-militares no Estado do Amazonas. E aporte financeiro”, destacou Wilson Lima.

Atendimento psicossocial

A Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) está oferecendo suporte com atendimento psicossocial e multidisciplinar aos estudantes das escolas da rede pública estadual.

“É dentro da escola que eles começam a demonstrar desvios de conduta, desvios de personalidade e depois entram nessa corrente de ódio. Então, a Seas entra nesse circuito para fazer um trabalho de prevenção e identificação das escolas e acolher as famílias quando identificarmos que o menor tem um desvio de conduta. Nesse momento, é muito importante conversar com os pais”, disse a titular da Seas, Kely Patrícia.

Comitê Interinstitucional e Nise

O Comitê de Proteção, Monitoramento, Guarda e Segurança Escolar foi lançado na última segunda-feira, 10, pelo Governo do Amazonas para reforçar e resguardar o convívio pacífico e seguro nas escolas do Estado. Uma das ações do comitê é o Núcleo de Inteligência em Segurança Escolar (Nise), da Secretaria de Estado de Educação e Desporto (Seduc), que foi criado para combater ataques e crimes de ameaça, racismo, bullying, ciberbullying, uso de drogas, tráfico de entorpecentes e quaisquer outras ações que se configurem em transgressões no interior das escolas contra estudantes, profissionais da educação ou mesmo contra a estrutura das unidades da rede estadual de ensino.

Desde a instalação, o Nise já identificou 56 adolescentes envolvidos em ameaças contra escolas das redes estadual e municipal de ensino na capital e interior. Os alunos, todos menores, são autores de ameaças propagadas na internet, tendo como possíveis alvos escolas localizadas nas zonas Norte, Leste, Centro-Sul, Oeste e Centro-Oeste de Manaus. Os envolvidos foram encaminhados à Delegacia Especializada em Apuração de Atos Infracionais (Deaai), onde foi registrado Boletim de Ocorrência (B.O) e instaurados procedimentos.

As denúncias podem ser feitas via 190 ou 181, ou ainda pelo número (92) 99414-0480 (telefone e Whatsapp) e via e-mail: [email protected]. O canal garante a preservação do sigilo das informações do denunciante.