Governador do AM diz que fumaça em Manaus também é oriunda do Pará

O governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), em declaração no Instagram. (Reprodução/Instagram)

03 de novembro de 2023

14:11

Marcela Leiros e Daleth Oliveira – Da Agência Amazônia

MANAUS (AM) e BELÉM (PA) – O governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), afirmou nesta sexta-feira, 3, que a fumaça que encobre Manaus, a capital do Estado, também tem origem no Estado do Pará, que, assim como o Amazonas, registra incêndios em áreas florestais.

Pelo quinto dia consecutivo, uma nuvem de fumaça densa encobre a cidade de Manaus, tornando a qualidade do ar “péssima” para respirar, segundo o sistema Selva, desenvolvido pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Essa fumaça está vindo do Estado vizinho, do Estado do Pará, que nesse momento mesmo começa a sofrer os efeitos da estiagem, uma seca histórica, em que a gente tem esse problema de desmatamento, e de queimadas, e também a questão da ajuda humanitária que precisa chegar naquelas pessoas que tanto precisam“, afirmou o governador em vídeo.

Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), divulgados no dia 31 de outubro pela REVISTA CENARIUM AMAZÔNIA, apontaram que Pará é o campeão em queimadas no mês de outubro. Foram registrados 11.150 focos de incêndios florestais do dia 1° até o dia 31 do mês.

Esse número representa quase 30% do total no Brasil no mesmo período, que foi de 39.099 incidências de queimadas. Atrás do Pará no ranking, estão os Estados do Maranhão (4.280), Piauí (3.939), Amazonas (3.799) e Mato Grosso (3.265).

Wilson Lima afirmou, ainda, que os números de focos de calor no Amazonas têm diminuído gradativamente. De 1º a 10 de outubro, foram registrados mais ou menos 700 focos de calor. Nessa quinta-feira, 2, o número foi menor que 10, ainda conforme o chefe do Executivo estadual. “Resultado do trabalho que a gente tem feito, um trabalho muito intenso“, pontuou o governador.

Assista ao vídeo

O governador do Amazonas, Wilson Lima, em declaração sobre queimadas (Instagram)
Governo paraense

Em nota, o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), informou que monitora a ocorrência de queimadas e incêndios no Estado, fornecendo dados para atuação em campo do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil.

Equipes em campo também combatem o desmatamento, por meio das operações Curupira e Amazônia Agora. O fenômeno El Niño tem feito o Pará enfrentar um período de poucas chuvas, que ocasiona a seca e estiagem dos rios“, diz o comunicado da Semas.

O Corpo de Bombeiros do Pará e a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil afirmam que, só neste mês de outubro, 1.021 focos de incêndio em vegetação foram apagados.

Edição: Marcela Leiros

Revisão: Gustavo Gilona