Governador do AM visita obras de conjunto habitacional Prosamim+, no Japiim, que chegam a 50% de conclusão

Governador do AM visita canteiro de obras no Japiim (Ricardo Oliveira/Agência Amazônia)

17 de outubro de 2022

15:10

Ívina Garcia – Da Agência Amazônia

MANAUS – As obras do novo Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+) na Comunidade Manaus 2000, na Zona Sul, passaram por vistorias da equipe do Governo do Amazonas e contou com a presença do governador Wilson Lima (União), na manhã desta segunda-feira, 17.

No local, máquinas e homens trabalhavam na remoção de vegetação e terraplenagem para levar urbanização, saneamento básico e recuperação de vias no entorno, como a rotatória na Avenida Buritis, nova ponte na Avenida Grande Circular e um conjunto habitacional com duas quadras e 32 apartamentos.

Leia mais: Obras do ‘Prosamim+’ são lançadas para revitalizar comunidade afetada pelas chuvas em Manaus

Fotos: Ricardo Oliveira/Agência Amazônia

De acordo com a Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), responsável pela execução dos trabalhos, a nova etapa do Prosamim+ tem investimento de mais de R$ 540 milhões, que deve beneficiar cerca de 60 mil pessoas. Essa vai ser a primeira vez que as intervenções alcançam a zona Leste de Manaus.

Projeto

O projeto foi iniciado em junho deste ano, com a construção das primeiras unidades na Avenida Rodrigo Otávio. As obras do residencial já estão 50% concluídas e, segundo o governador do Amazonas, o local deve ser entregue ainda em dezembro deste ano.

Isso é resultado da operação de crédito que nós assinamos recentemente. Inclui todo esse trajeto do Igarapé do Quarenta, que começa na comunidade da Sharp e vai até o Mestre Chico. Aqui nós vamos fazer uma intervenção viária e a interligação da zona leste com o Centro. Quem está indo para o Centro e está na zona leste já vai seguir aqui pelo Distrito Industrial. Vai resolver de forma significativa o tráfego nessa área”, detalhou o governador.

O local das obras fica às margens do Igarapé do Quarenta, que está poluído ao longo de toda a sua extensão, mas com chances de recuperação, que está sendo praticada pelas equipes do Governo. “A gente também tem tido trabalho de reflorestamento e replantio nessas áreas que foram em algum momento degradadas”, diz.

O governador explica que animais nativos da fauna do Quarenta foram removidos do local e colocados em outra região com floresta similar a do Igarapé ((Divulgação)

Leia mais: Governador Wilson Lima paga R$ 834 mil em indenizações a moradores do Prosamim

O governador explica que animais nativos da fauna do Quarenta foram removidos do local e colocados em outra região com floresta similar a do Igarapé e que os trabalhos desenvolvidos pela equipe do Governo é para corrigir os problemas das antigas obras.

A gente está fazendo um trabalho de recuperação dos igarapés, de embelezamento, mas, sobretudo, garantindo moradia digna para essas famílias. Para que o curso do igarapé também seja mantido e a vegetação seja mantida, diferente do que fizeram em outros momentos em que se colocou o concreto em cima do igarapé. É por isso que muitas dessas unidades habitacionais acabam sendo alagadas e acabam prejudicando essas famílias”, esclareceu Wilson Lima.

Ao todo, o Prosamim+ terá 2.580 imóveis, que irão beneficiar diretamente 12 mil pessoas, com a construção de 750 unidades habitacionais e outras soluções de moradia às famílias da região. Além dos 185 imóveis da Manaus 2000, o programa vai retirar, ao longo da sua execução, 2.326 imóveis das frentes de intervenção de obras na Comunidade da Sharp e 69 no conjunto Industriário.