Governador do AM, Wilson Lima lidera segundo turno com 16% à frente de adversário, diz Pontual Pesquisa

O governador do Amazonas e candidato à reeleição, Wilson Lima, tem 58% dos votos válidos contra 42% do senador Eduardo Braga (MDB) (Lucas Silva/Secom-AM)

14 de outubro de 2022

13:10

Bruno Pacheco – Da Agência Amazônia

MANAUS – Um novo levantamento divulgado nesta sexta-feira, 14, pelo Instituto Pontual Pesquisas, reafirmou o governador Wilson Lima (União Brasil) na liderança do segundo turno das eleições no Amazonas. De acordo com o estudo, o candidato à reeleição tem 58% dos votos válidos contra 42% do senador Eduardo Braga (MDB), ou seja, uma vantagem de 16 pontos percentuais.

A diferença entre os postulantes é a mesma observada no primeiro levantamento do instituto para o segundo turno das eleições, divulgado em 7 de outubro deste ano. A nova pesquisa eleitoral Nº AM 03082/2022 aconteceu entre os dias 8 e 10 deste mês, com 1.996 pessoas entrevistadas. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%.

Ao todo, dez cidades amazonenses participaram da coleta de dados, são elas: Itacoatiara, Manacapuru, Parintins, Coari, Tefé, Maués, Iranduba, Tabatinga e Manicoré, além da metrópole Manaus. De acordo com o Pontual Pesquisas, o governador Wilson Lima vence o segundo turno das eleições tanto na capital, com 54,9% dos votos válidos, quanto no interior do Estado, com 61,1% da preferência do eleitor. Eduardo Braga, respectivamente, chega a 45,1% das citações em Manaus e a 38,9% no interior.

(Reprodução)

Presidenciável

O Pontual Pesquisas também analisou o cenário presidencial. Segundo o estudo, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vence o atual presidente e candidato à reeleição Jair Messias Bolsonaro (PL), com 55,8% dos votos válidos contra 44,2% do adversário.

Bolsonaro, por outro lado, vence na capital amazonense com 53,9% dos votos válidos ante os 46,1% de Lula. No interior do Estado, contudo, o petista abre larga vantagem ao aparecer com 67% contra 33% do atual presidente.

(Reprodução)

O levantamento do Instituto Pontual Pesquisas foi realizado presencialmente com formulário previamente validado. Segundo a empresa, as coletas de dados obedecendo aos cálculos de amostragem determinado para os municípios e a capital. O registro do estatístico no Conre-7 é 9079 e o registro da empresa no Conre-7 é 8260.

Vantagem consolidada

A vantagem do governador Wilson Lima contra o senador Eduardo Braga no segundo turno das votações vem sendo consolidada por meio das pesquisas eleitorais. Na última terça-feira, 11, um estudo feito pelo Instituto de Consultoria em Ensino, Pesquisas e Mídias – O Convergente/Pesquisa também mostrou Lima na frente com 58,1% dos votos válidos contra 41,9% de Braga.

A vitória de Lima é vista também na capital e no interior do Estado. Segundo O Convergente/Pesquisa, o candidato à reeleição Wilson Lima apareceu com 53,7% em Manaus e com 62,6% no interior. No mesmo cenário, respectivamente, Eduardo Braga tem 46,3% e 37,4% de votos válidos.

Disputa Wilson Lima x Eduardo Braga

O governador Wilson Lima chegou ao segundo turno das eleições como o candidato mais votado do primeiro turno. Com 100% das urnas apuradas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o candidato à reeleição obteve 42,82% (819.784) dos votos válidos, sendo um pouco mais que o dobro do que o obtido pelo segundo colocado ocupado por Eduardo Braga (MDB), que alcançou 20,99% (401.817) dos votos.

O resultado foi alcançado com Wilson Lima sendo o mais votado em 49 cidades do Amazonas, incluindo a capital Manaus. Já Eduardo Braga contabilizou o total de 13 municípios em que conseguiu vitória nas urnas.

Em Manaus, o governador Wilson Lima foi o mais votado em 61 dos 63 bairros, com 367.926 votos, vencendo em todas as zonas geográficas da cidade. O candidato venceu em todos os bairros das zonas Norte, Sul, Centro-Sul e Centro-Oeste. Ele também saiu vitorioso nas zonas Leste e Oeste e só não foi o mais votado nos bairros Colônia Antônio Aleixo e Glória.

Braga, apesar de ter conseguido vitória nas cidades de Silves e Anori, passou a enfrentar debandada. Isso porque os prefeitos das duas cidades, que no primeiro turno apoiaram o senador, mudaram de lado no segundo turno e anunciaram apoio ao governador Wilson Lima.

Leia mais: ELEIÇÕES AM – Apoiadores de Braga, prefeitos de Manacapuru e Fonte Boa rejeitam projeto do governo ‘Ilumina+’